Qualiescola Garanhuns inicia formações dos profissionais das escolas integrais

publicado: 28/05/2022 13h33,
última modificação: 28/05/2022 13h33

A Secretaria de Educação de Garanhuns deu início a mais uma etapa para o avanço da Educação. Nesta sexta-feira (27) o programa Qualiescola começou a formação dos professores e equipe gestora das escolas municipais em tempo integral. Hoje são três unidades que oferecem a modalidade de ensino e estão sendo coordenadas pelo Inova Educação.

Ao todo, 124 profissionais acompanharam esse primeiro momento formativo, que aconteceu na Escola Municipal Prefeito Amílcar da Mota Valença, na Cohab 2. Além desta unidade, as Escolas Governador Miguel Arraes de Alencar, no Parque Fênix, e José Ferreira Sobrinho, no Distrito de São Pedro, ofertam educação integral em tempo integral.

Nesta primeira formação, as equipes acompanharam o resultado das Avaliações realizadas em março em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). “A partir de hoje vamos construir um trabalho para corrigir a defasagem de aprendizagem desses últimos dois anos com a pandemia. Esse trabalho iniciou nas escolas regulares ainda nos primeiros meses deste ano e agora vem sendo feito nas unidades de tempo integral, respeitando a adaptação necessária da jornada de tempo. Temos a certeza que o que vai ser desenvolvido aqui vai refletir em toda Rede de Ensino”, afirmou Carlos Barros, coordenador do Qualiescola Garanhuns.

“O Qualiescola traz Sequências Didáticas que ajudam nas salas de aulas. Outro ponto fundamental é que os supervisores do programa estão em contato direto com os professores, trabalhando juntos no dia a dia, dando todo suporte”, argumentou Marcella Alvarez, coordenadora do Inova Educação.

As formações acontecem de forma continuada, com o acompanhamento frequente das equipes. Dentro do cronograma, está prevista uma nova avaliação com os estudantes no mês de julho. O Qualiescola tem por objetivo diagnosticar pontos específicos na aprendizagem para que sejam traçadas estratégias que consigam melhorar a qualidade na Educação.