Projeto Guardiões Ambientais promove maior dignidade a quem trabalha com recicláveis

Ação é uma parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente […]

Leia mais…

publicado: 28/07/2023 14h58,
última modificação: 28/07/2023 14h58

A Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), executa durante o 31° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o projeto Guardiões Ambientais. A ação visa apoiar as pessoas que estão trabalhando durante o evento com recicláveis. As secretarias prepararam um ponto de apoio por trás do Centro Cultural para que os trabalhadores possam descansar quando precisarem.

Além disso, os guardiões ambientais, que chegam na Praça às 20h e ficam até o final dos shows, recebem camisas padronizadas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação e cestas básicas. Ao final de cada noite os recicladores têm a opção de revender esse material coletado à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru, parceira do evento. Outros parceiros são: Associação Nova Vida de Garanhuns, e o projeto Recicla Solar, da Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do País.

“Esta ação demonstra a preocupação do Prefeito Sivaldo Albino em promover maior dignidade a esses trabalhadores tão importantes para o evento. A reciclagem não só promove renda para os guardiões, também ajuda na preservação do Meio Ambiente permitindo o reaproveitamento de materiais e reduzindo o consumo dos recursos naturais. Todos nós ganhamos com isso”, reforça a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira.

Segundo o secretário Neilton Falcão, da SDRMA, este trabalho é de grande impacto social. “Um evento como o FIG gera muito descarte, que seria lixo se não fosse a coleta destes profissionais, como fonte de seus sustentos, por isso não podem passar despercebidos. Este é o olhar atento da gestão municipal e do prefeito Sivaldo Albino, ao cuidar das pessoas, como mostra este conjunto de ações das secretarias envolvidas para melhorar as condições de trabalho destes profissionais”, registra o secretário.

Para o diretor regional da Solar Coca-Cola, Flávio Scalco, o apoio do Recicla Solar ao pilar da sustentabilidade no 31º FIG é fundamental para que a Companhia reforce seu apoio à economia circular. A Solar deverá comprar os resíduos coletados durante o evento, com foco em PET e vidro, reintroduzindo os materiais na logística reversa. “O nosso objetivo é ser referência na gestão de resíduos, e estamos muito felizes em trazer o Recicla Solar para um evento do porte do FIG. Vale ressaltar que o Recicla contribui para que a Solar faça parte ativamente da responsabilização de coletar e reciclar embalagens dos nossos produtos após o consumo. A jornada da Solar no caminho da gestão correta de resíduos inclui aumentar a reciclabilidade, a coleta para reciclagem e o percentual de matéria-prima reciclada nas nossas embalagens”, pontua o diretor regional da empresa.

Fotos: Ailton Vieira (PMG)