Projeto de redução de violência e uso de drogas chegará ao bairro Magano

publicado: 13/11/2014 12h15,
última modificação: 13/11/2014 12h15

Execução se dará por meio de convênio com o Ministério da Justiça (MJ) e
pretende atender 60 crianças e adolescentes do bairro

Com o objetivo de promover a redução da violência e do uso de drogas no bairro Magano, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), firmou convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (MJ) para execução de um projeto social voltado ao atendimento de 60 crianças e adolescentes, de 12 a 16 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Um plano de trabalho foi desenvolvido e deverá ser colocado em prática através de parceria com o Conselho Tutelar de Garanhuns.

A política de assistência social vem desenvolvendo um trabalho de destaque na promoção da cidadania e da melhoria da qualidade de vida da população. São seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Liberdade Assistida, Serviço de Acolhimento, Programa de Enfrentamento à Violência de Gênero, Idoso, Criança e Adolescente, programa habitacional, entre outros.

Atualmente, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é de 0,692. Esse índice situa o município em 23º no ranking estadual e em 3.121º no nacional. Segundo o Conselho Tutelar, das ocorrências registradas e atendidas, o uso de drogas por parte de crianças e adolescentes correspondem a 62,6% e 20,9% a tentativas de homicídios sofridas. O bairro Magano é a localidade com maior número de atendimentos. Os órgãos operativos de segurança, incluindo Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e Polícia Militar (PM), também confirmam a realidade da área, que possui, aproximadamente, 15 mil habitantes.

Foram investidos, no último ano, recursos para melhoria na infraestrutura do bairro, entre elas: acesso físico ao atrativo Cristo do Magano, iluminação e intensificação de segurança. O novo projeto, nomeado de “Jovem atitude de Garanhuns”, vai focar nas ações sociais. Oficinas culturais na promoção das artes cênicas, canto, música, atividades esportivas, cursos de capacitação e atividades de cuidados com a saúde e bem-estar da família fazem parte do plano de trabalho.

De acordo com a presidente da AMSTT, Ana Rossini, é preciso melhorar o relacionamento do público-alvo com seus familiares. “Temos que encarar o problema de frente. Investir nas ações sociais e oferecer a oportunidade de mudança que eles precisam. A ideia é minimizar os danos que alguns já sofreram e evitar que outros possam vir a sofrer”, evidencia a chefe da pasta, fazendo referência à função das famílias na construção do cidadão.

Toda a execução do projeto será acompanhada de perto pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), vinculado à AMSTT, com condição de promover a integração do projeto com as políticas públicas de saúde, educação e assistência social. O município, agora, aguarda a liberação dos recursos do Governo Federal para iniciar o projeto.

Texto: Cloves Teodorico
Foto: Divulgação