Projeto “Abraçando a Escola” tem início em Garanhuns

publicado: 13/04/2016 19h20,
última modificação: 13/04/2016 19h20

A primeira escola de Garanhuns a receber o projeto realizou a cerimônia de abertura nesta quarta-feira (13)

por RUTHE SANTANA
com CLOVES TEODORICO

O projeto “Abraçando a Escola”, idealizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Esportes (Seduce), teve início na manhã desta quarta-feira (13), em Garanhuns. A primeira instituição a receber o projeto, no município, é a Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da própria instituição de ensino e contou com a participação do autor do projeto e promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon; dos promotores de Justiça Domingos Sávio (Educação) e Maviael Souza (Patrimônio Público), e da secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins.

Uma apresentação teatral de alunos da escola abriu o momento. Após a encenação, baseada na música “Brasil, mostra tua cara”, de Cazuza, o promotor Fenelon iniciou uma palestra sobre o enfrentamento à corrupção. Foram debatidas diversas atitudes, da rotina das pessoas, mas que também se configuram em corrupção. “As nossas ações é que farão com que tenhamos um país melhor. Super-homem não existe na vida real. Não é um promotor ou um delegado que irá fazer a diferença na nossa sociedade, mas é a atitude de cada um”, comentou o autor do projeto, ressaltando a importância do estudo no processo de transformação social.

O projeto consiste em levar para às instituições de ensino discussões com temas como: a importância da sociedade na construção da paz; prevenção ao uso de drogas em geral; gravidez na adolescência; racismo e o extermínio da juventude negra; violência contra grupos vulneráveis; disciplina escolar e atos infracionais e bullying, por exemplo. A proposta é que as palestras sejam conduzidas por autoridades, como representantes do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, autoridades do Poder Judiciário – aproximando-os dos profissionais da formação escolar da sociedade –, além dos encontros com pais e professores.

Além de reduzir a evasão escolar, o projeto visa diminuir índices de criminalidade, construir uma consciência cidadã entre a juventude, elevar a autoestima entre os participantes, oferecer um suporte ao trabalho dos professores, entre outros objetivos que devem contribuir com a formação adequada dos estudantes, tornando-os aptos a promoverem uma mudança social no meio em que vivem. O “Abraçando a Escola” foi lançado no ano passado, em parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social (SDS) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB –PE).

A secretária Janecélia Marins agradeceu a parceria do Ministério Público de Pernambuco e falou sobre a importância do projeto. “Nós ficamos muito felizes com essa parceria em prol do bem não só de nossos estudantes, mas da sociedade como um todo. Nesta ação, autoridades públicas serão levadas à escola e irão trabalhar questões de básicas de cidadania. Então é neste momento que o Ministério Público vem conosco ajudar a educar melhor os nossos alunos, tornando todos eles pessoas de bem”, afirmou a titular da pasta.

IMG_0523 IMG_0531 IMG_0577

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG