Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF)

publicado: 26/08/2014 13h31,
última modificação: 14/07/2015 16h01

O Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo paraa melhoria da qualidade de vida.

Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos

sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socio assistenciais e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Publico Alvo:

O PAIF tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social.

São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

Acesso ao Programa:

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as famílias que desejam ingressar no Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF) devem obter informações sobre o acesso nos Centros de Referência de Assistência Social ou nas Secretarias de Assistência Social locais.

Documentos Necessários:

– NIS (Número de Inscrição Social )

– CPF

– RG

– Certidão de Nascimento/ Casamento

– Comprovante de Residência

– Comprovante de Escolaridade.