Programa educacional Qualiescola Garanhuns finaliza ciclo de formações 2022

publicado: 20/12/2022 12h12,
última modificação: 20/12/2022 12h13

O programa educacional Qualiescola Garanhuns concluiu o ciclo de formações 2022 com a equipe de supervisores que são formadores dos professores da Rede Municipal de Ensino. A formação aconteceu no Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e teve por objetivo trabalhar as metodologias didático-pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Participaram os supervisores dos Anos Iniciais e Finais e Educação Infantil.

No início deste mês mais de 16 mil estudantes de Garanhuns passaram pela Avaliação Diagnóstica, sendo analisadas as competências em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados estão sendo processados e devem ser entregues no início de 2023 para que sejam planejadas novas estratégias para a Educação.

O programa Qualiescola foi iniciado no ano passado na educação de Garanhuns com a proposta de melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade. “Em 2022 contamos com acompanhamento pedagógico, formação continuada, avaliação diagnóstica e monitoramento de gestão. Todos esses processos aconteceram de forma sistemática. Essa fluidez garante que o ensino atenda as necessidades de cada comunidade. A conexão entre escola e Secretaria fez com que a gente se aproximasse ainda mais dos professores da rede, garantindo a formação dos profissionais e de uma política de Educação de maior qualidade”, afirmou Carlos Barros, coordenador do programa.

A Secretaria de Educação já começou o processo para que o município tenha a própria identidade, passando a se chamar Aprendentes. Essa mudança significa que Garanhuns terá a própria lei, estabelecendo as diretrizes das políticas educacionais.