Profissionalização configura mudança de vida de garanhuenses

publicado: 11/04/2016 19h18,
última modificação: 12/04/2016 09h51

 Curso do Ponatec mudou a vida não só de seu Inaldo como de muitos outros garanhuenses

por RUTHE SANTANA

O que parecia ser apenas mais um curso, tornou-se um marco para a mudança de vida de Inaldo Lúcio Silva Filho e de sua família. O garanhuense, de 49 anos de idade, possuía, há aproximadamente dois anos, uma criação de codornas – negócio que contribuía em grande parte com o sustento da família. Entretanto, diversos problemas relacionados às técnicas dessa criação foram surgindo e ele desistiu. “Eu não tinha mais condição de continuar, estava tudo dando errado. Naquela situação, eu já tinha perdido a esperança e parei”, declarou.

Nesse momento, sua filha sugeriu que ele fizesse o curso de Avicultor, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal; executado por meio da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns. Seguindo a orientação da filha, seu Inaldo começou a fazer o curso, que teve duração de seis meses. “Todo o conhecimento que eu recebi, eu estou trazendo para minha criação. E o mais importante é que estou vendo resultados imediatos”, comemora o garanhuense.

Seu Inaldo concluiu o curso no segundo semestre de 2015, juntamente a outros mais de 200 estudantes do município, formados nos cursos de Agricultor Orgânico; Bovinocultor de Leite; Cafeicultor e Inseminador Artificial, Avicultor; Fruticultor; Assistente de Planejamento; Apicultor; Bovinocultor de Corte; Horticultor Orgânico; Produtor de Mandioca e Produtor de Olerícolas. Ao todo, aproximadamente 1.700 estudantes concluíram algum curso do Pronatec, desde 2013, quando o programa teve início em Garanhuns.

Ao final da qualificação, seu Inaldo não recebeu apenas um certificado de conclusão de curso, mas recebeu a chave para desenvolver o seu negócio da maneira correta e hoje sua criação de codornas é a fonte de renda da família. “A expectativa é que meu negócio possa aumentar e futuramente farei outros cursos do Pronatec para tirar mais proveito e conhecimento que eles possam me dar. Porque você se especializa em algo e depois vai colocar em prática, você terá espaço no mercado. Hoje eu sei como isso me ajudou e como valeu a pena”, completou o garanhuense.

O objetivo do Pronatec é oferecer cursos de educação profissional, como uma estratégia em desenvolvimento em todo o Brasil. Com estes participantes sendo qualificados e recebendo uma elevação em seu grau de escolaridade, o desenvolvimento profissional do município está sendo impulsionado, assim como a inclusão social e a promoção do exercício da cidadania.

IMG_1535 IMG_1542


Fotos: Ruthe Santana- Secom/PMG
Data: 11/04/2016
Atendimento à imprensa:
(87)3762.0109