publicado: 22/10/2015 20h19,
última modificação: 22/10/2015 20h19

O ciclo de formações, iniciado no mês de agosto, segue até dezembro

Aproximadamente 180 professores do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participaram de uma formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pelo Governo Federal e firmado junto aos estados e municípios. A formação foi realizada na tarde da última terça-feira (20), na Escola Agobar Valença, e a noite, no Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH). O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. O ciclo de formações, iniciado no mês de agosto, segue até dezembro.

Para a secretária de Educação e Esportes de Garanhuns, Janecélia Marins, a realização da formação continuada aliada a uma adequada utilização de materiais didáticos é fundamental para a concretização de um ensino de qualidade para todas as crianças. “Em Garanhuns, hoje, são atendidos 220 turmas de professores em formação, chegando a atender pedagogicamente, através da política de formação continuada do Pnaic, a 5.373 estudantes da rede municipal de ensino. Então se aliarmos esses momentos de formação ao nosso material didático, com certeza isso irá gerar um resultado muito positivo para os nossos alunos”, comentou a titular da pasta.

As ações formativas têm o objetivo de refletir com os professores sobre a concepção de alfabetização e letramento, bem como articular a teoria e a prática, refletindo criticamente sobre o trabalho pedagógico. A partir do processo contínuo de reflexão, pesquisa e ensino, o docente poderá construir conhecimento sobre os problemas por ele enfrentados no cotidiano e terá condições de compreender as limitações que condicionam seu fazer pedagógico, assim como reconhecer e assumir seu próprio potencial para a transformação de suas práticas.

Pnaic: O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal. A iniciativa é um compromisso assumido pelos entes governamentais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Professores do ciclo de alfabetização de Garanhuns passam por formação continuada Professores do ciclo de alfabetização de Garanhuns passam por formação continuada2

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes