Professor da Rede Municipal de Garanhuns é um dos 90 selecionados no Brasil para programa sobre Educação e Diversidade

publicado: 13/05/2024 14h29,
última modificação: 13/05/2024 14h29

Garanhuns está sendo destaque mais uma vez, desta vez pela participação a nível nacional em um programa voltado para cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. O professor Arnaldo Gomes, que faz parte da Rede Municipal de Ensino, foi um dos 90 selecionados no Brasil para participar de uma formação do programa “Culturas em Diálogo: Educação e Diversidade”, projeto do Grupo +Unidos em parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. No Nordeste, apenas 25 profissionais foram contemplados.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento e a compreensão de profissionais da educação da rede pública de ensino sobre a história e a cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no Brasil, capacitando-os na aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, além de promover o diálogo com o contexto educacional dos EUA.

“Está sendo um aprendizado grande fazer parte desse projeto, tendo em vista que sou formador da Rede Municipal e estou trazendo novidades sobre a aplicação de uma educação antirracista, bem como de uma educação voltada para as relações étnico-raciais. Também acredito que esse programa vá contribuir com o projeto que estamos vivenciando nas escolas do campo e quilombolas, que é o projeto “Entre histórias e Memórias: a identidade do lugar onde estou”, afirmou o professor Arnaldo.

“Fazermos parte de um programa desta natureza a nível nacional nos deixa ainda mais comprometidos com o trabalho que já estamos desenvolvendo em nossa rede municipal com a temática”, parabenizou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

O Grupo +Unidos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição nasceu em 2008, a partir do desejo da missão diplomática americana em mobilizar empresas no objetivo de promover uma transformação social no Brasil.