Primeira reunião do “Liberdade Assistida” de 2016 é realizada

publicado: 09/03/2016 12h04,
última modificação: 09/03/2016 13h54

O momento serviu, também, para comemorar o Dia Internacional da Mulher,
vivenciado no dia 8 de março

Por RUTHE SANTANA

A Secretaria de Assistência Social, responsável pela execução do Serviço de Medidas Sócioeducativas (MSE), promoveu na manhã da última terça-feira (08), com o apoio do Ministério Público (MP), sua primeira reunião do ano, em Garanhuns. Aproveitando o fato de ser o Dia Internacional da Mulher, as mães e avós dos adolescentes atendidos pelo serviço foram homenageadas. O evento foi realizado no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. Atualmente, o serviço está acompanhando, em Garanhuns, 38 adolescentes em cumprimento de Medida Sócioeducativa em Meio Aberto.

A responsável por iniciar o evento foi a coordenadora da Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, Yacy Novaes. Em seguida, o juiz, titular da Vara da Infância e Juventude, Maurício Gusmão, destacou em sua palestra a importância da família e do protagonismo da mulher neste contexto. Posteriormente, a promotora Marinalva Almeida ministrou uma palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher, expondo os aspectos legais dos casos relacionados à violência contra a mulher e destacou a importância do Programa Jovem Aprendiz da Secretaria de Assistência Social no processo de ressocialização destes jovens.

Ainda na ocasião, a promotora Marinalva Almeida, que acompanha todo o processo de aplicação das medidas em meio aberto, que são executadas através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também recebeu homenagem de uma criança da Unidade de Acolhimento de Garanhuns. Dando continuidade à reunião, a equipe da Secretaria da Mulher de Garanhuns, proferiu uma palestra sobre a violência contra a mulher.

A data é oportuna para sensibilizar a sociedade para a causa do enfrentamento à violência contra a mulher e para a valorização da figura feminina na sociedade, contribuindo para minimizar atos de violência dentro das famílias. “Esse dia nos faz mobilizar ainda mais a sociedade para o combate à violência contra a mulher, na perspectiva de garantir à população o acesso à informações pertinentes ao tema. O acompanhamento desses adolescentes da Liberdade Assistida, e seus familiares, nos permite identificar muitas vezes a origem das circunstâncias que originaram os atos de violência ocorridos e assim definir o instrumental técnico-operativo adequado para condução de cada caso. O evento de hoje foi, sem dúvida, muito produtivo nesse sentido”, ressaltou a secretária de Assistência Social de Garanhuns, Célia Sobral.

O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social, contou, também, com a participação de representantes da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), das Unidades de Acolhimento do município, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Embora os Cras’s atuem diariamente executando ações de proteção social básica, junto às famílias, durante todo o mês de março, as equipes estarão realizando, em cada sede, ações que envolvam o debate sobre o protagonismo da mulher no âmbito familiar e na sociedade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Primeira reunião do “Liberdade Assistida” de 2016 é realizada Primeira reunião do “Liberdade Assistida” de 2016 é realizada 3 Primeira reunião do “Liberdade Assistida” de 2016 é realizada 4


Fotos: Samara Pontes – Secom/PMG
Data: 09/03/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109