Prevenção aos acidentes de moto será intensificada em Garanhuns

publicado: 10/02/2015 19h14,
última modificação: 10/02/2015 19h14

Regulamentação das motocicletas cinquentinha
também está na pauta das próximas parcerias

O presidente do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam), João Veiga, esteve na tarde de ontem (09) em Garanhuns. Juntamente com a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Rossini, o representante da instituição discutiu relatórios atualizados que mostram alto índice de acidentes envolvendo motos no interior do Estado. A ideia da parceria firmada é, inicialmente, mapear os 20 pontos de maior incidência de acidentes com motocicletas e, posteriormente, promover uma série de ações educativas e punitivas.

Com o crescimento da frota de veículos, a preocupação em salvar vidas tem ganhado força. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) mostram que entre os anos de 2007 e 2014 a frota de motos, em Garanhuns, subiu de 6.702 para 15.257 – sendo considerado o município do Agreste Meridional com o maior número de motos em circulação. Ainda segundo boletim do Cepam, a cada 100 habitantes, pelo menos 11 pessoas possui uma moto. Em estatística de acidentes, mais de 70% dos registros do ano de 2014 envolvem motos.

A presidente da AMSTT, Ana Rossini, destaca que contará com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na coleta de dados com vistas a realizar um mapeamento georeferenciado das ocorrências de trânsito com motos no município. “Nós vamos preparar um relatório que identifique os 20 locais no município com maiores incidências de acidentes e ainda a elencar nossas maiores dificuldades na implantação das ações de fiscalização e de prevenção aos acidentes de motos com ou sem vítimas. Para isso, estaremos munidos de dados atualizados de outros órgãos que também trabalham no trânsito e no atendimento de socorro às vítimas. Poderemos elaborar planos de ação e consequentemente firmar convênios e parcerias para a sua execução. Além dos órgãos já citados, a autarquia também contará com o apoio do Conselho Estadual de Trânsito e instituições não governamentais”, evidencia.

Cinquentinhas – O Cepam, que atua dando apoio às ações nos municípios pernambucanos, também tem preocupação com as cinquentinhas. A ideia da AMSTT é trabalhar, também, na regulamentação das cinquentinhas. De acordo com a autarquia, já existe uma minuta de lei para emplacamento das motonetas, como também são chamadas.

Prevenção aos acidentes de moto será intensificada em Garanhuns 2


Texto e fotos: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)