Premiação do VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental acontece neste sábado (07)

publicado: 06/11/2015 11h39,
última modificação: 06/11/2015 11h40

Este ano, iniciativa registrou 166 estudantes de 32 escolas participantes

Neste sábado (07), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) realizam a última etapa do VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA). Na ocasião, serão conhecidos os premiados nas sete modalidades da iniciativa – desenho, redação, paródia, cordel, fotografia, vídeo e projeto escolar. O evento, aberto ao público, acontece a partir das 09h, no fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis.

A primeira edição do CEEA aconteceu no ano de 2008. Sempre com o objetivo de reconhecer iniciativas sobre a preservação da natureza de estudantes das escolas públicas e privadas do município, serão premiados os três melhores por modalidade/subcategoria, sendo elas: “Desenho em Tema Ambiental”, “Redação em Tema Ambiental ao 1º ao 5º ano”, “Redação em Tema Ambiental do 6º ao 9º ano”, “Redação em Tema Ambienta do Ensino Médio”, “Paródia em Tema Ambiental”, “Cordel em Tema Ambiental”, “Fotografia em Tema Ambiental” e “Vídeo em Tema Ambiental”. Este ano, participaram 166 estudantes de 32 escolas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Mattos, o CEEA é considerado o maior concurso de educação ambiental do Brasil em número de modalidades e o único em que os estudantes fazem a prova sem conhecimento prévio dos temas, que são sorteados na hora. “Com isso, é valorizado o mérito e a capacidade dos participantes. Conseguimos, assim, incentivá-los a ter maior interesse pelas temáticas ambientais”, destaca o titular da pasta e vice-presidente do Codema.

Todos os premiados receberão certificados oficiais e irão participar, ainda, de uma excursão no dia 21 de novembro deste ano – cujo destino será divulgado durante o evento deste sábado. “A premiação na forma de excursão é uma atividade de educação ambiental prática e que tem tido um excepcional resultado. Os estudantes interagem entre si, criando laços antes inexistentes ou fortalecendo os laços atuais, e também estabelecendo um vínculo da educação com o meio ambiente”, ressalta Renato Mattos.


Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)