Prefeitura de Garanhuns realiza Mostra Pedagógica voltada para a Educação Infantil

publicado: 21/11/2023 13h32,
última modificação: 21/11/2023 13h32

A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou a primeira Mostra Pedagógica da Educação Infantil. Os materiais foram expostos no CPC Sesc e chamaram a atenção pela criatividade. Ao longo do ano os professores realizaram projetos que destacavam a importância das experiências na construção do aprendizado.

Com o tema ‘Feito por mim: vivências, experimentações e protagonismo’, as escolas, creches e Centros de Educação reuniram trabalhos desenvolvidos com as crianças, atrelando aos cadernos propostos pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE). “Garanhuns tem tido um cuidado especial com a primeira infância, entendendo que a base é o princípio de tudo para uma educação de qualidade”, Adriana Cordeiro, supervisora educacional da Educação Infantil.

“Este momento representa uma gotinha do que as escolas fizeram durante o ano de 2023. Para cuidar da Educação Infantil o primeiro passo é respeitar as nossas crianças, deixando que elas vivam a infância. É deixar que brinquem, que experimentem, que construam, que explorem”, argumentou a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.

A programação também contou com palestras com a professora Maria Helena, escritora dos cadernos usados na Educação Infantil de Garanhuns. “Toda construção de sucesso passa pela base, e se tratando de educação, nós somos essa base, esse alicerce. O nosso trabalho sempre foi com tanta responsabilidade e compromisso. A partir desse ano tem um divisor de águas para somar com esse trabalho, para que as crianças que estão na minha sala de aula no campo tenham a mesma orientação das crianças da sede”, disse Alyne Bezerra, professora da Escola Maria Aurineide.

Parceiro nas formações continuadas, o IQE esteve presente na Mostra Pedagógica. “O professor da Educação Infantil é o primeiro berço de uma educação formal na vida de uma criança. Isso exige paixão por ensinar para permitir que as crianças tenham direito de aprender, oportunizar a aprendizagem das crianças”, afirmou Iran Freitas, diretora do IQE.

Fotos: Vinicius Vilela