Prefeitura de Garanhuns realiza audiência pública pra discutir Educação municipal

publicado: 08/04/2022 21h14,
última modificação: 08/04/2022 21h14

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (07) uma audiência pública para discutir sobre a Rede Municipal de Ensino. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Garanhuns e contou com a presença de Secretários municipais, diretores e gestores da Secretaria de Educação, além de representantes da sociedade civil e instituições.

A audiência pública, que foi comandada pela Secretária de Educação Wilza Vitorino, foi idealizada para que uma prestação de contas fosse feita à sociedade e também informar sobre as ações que estão sendo realizadas pela pasta para que os índices educacionais sejam elevados. Em um ano e três meses a Secretaria implantou três escolas em tempo integral, iniciou a entrega de mais de 10 mil tablets para os estudantes, retomou obras que estavam paralisadas há mais de 10 anos, sem esquecer da valorização à todos os profissionais.

Recentemente Garanhuns aderiu ao Qualiescola, programa que tem o intuito de mudar a realidade das escolas municipais. O investimento que está sendo feito ultrapassa os R$4 mi. De acordo com as avaliações diagnósticas aplicadas em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), em uma escala de 0 a 100, a média da Rede Municipal de Garanhuns é de 42,4. A meta para 2023 é que esse índice tenha alcançado a média 55. As avaliações foram voltadas para Língua Portuguesa e Matemática.

“A pandemia acentuou, mas esse quadro já existia na Educação de Garanhuns. Estamos dispostos a discutir melhorias e essa construção é coletiva, precisamos de todos os envolvidos, seja Estado, Judiciário, Promotoria ou sociedade civil. Com a participação de todos chegaremos ao resultado que tanto almejamos”, disse Wilza Vitorino.

Durante a audiência, o coordenador do Qualiescola, Carlos Barros, apresentou detalhadamente os números para o público presente. A avaliação diagnóstica também inclui os dados isolados de cada instituição de ensino. “Com a apresentação desses resultados, a gente insere a comunidade em geral em um processo em que todos fazem parte. Acreditamos que metas são mais fáceis de ser alcançadas com a colaboração de todos”, afirmou o coordenador.

Esta foi a primeira Audiência Pública da Educação realizada em 2022. Ao longo do ano outros encontros serão ministrados pela pasta para aumentar o processo de transparência, que é uma das prioridades do governo, além da inserção de população no andamento das ações.

Fotos: Vinicius Vilela