Prefeitura Municipal de Garanhuns lança programação da 5ª Bienal do Livro de Garanhuns

publicado: 23/09/2022 20h43,
última modificação: 28/09/2022 19h52

Garanhuns está pronta para se tornar a Capital dos Livros e da Literatura. De 26 a 30 de setembro será realizada a 5ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. A programação foi divulgada na manhã de hoje, em uma coletiva de imprensa no Palácio Celso Galvão. O evento será realizado na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos e este ano ganha ampliação e novos investimentos.

A 5ª Bienal do Livro será realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros. Além da feira de livros, o espaço também contará com palestras, apresentações especiais e lançamentos de livros.

A programação começa na próxima segunda-feira (26), às 19h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, com a participação da Banda Marcial do Colégio Padre Agobar Valença, Grupo de Flautistas do SESC e o poeta Jessier Quirino. A partir da terça-feira, além do Centro Cultural, a programação ganha outros pontos de apresentação, como o palco, o auditório e também a área externa da Bienal.
O investimento feito pela Prefeitura neste ano é quatro vezes maior se compararmos a 2019. São 800 mil reais, incluindo a estrutura e o incentivo dado aos professores em forma de voucher para aquisição de livros. Atende ao investimento por meio de voucher não apenas de Professores Efetivos, que receberão o bônus de R$350, mas para Professores contratados e aposentados que também receberão um voucher no valor de R$ 250.

“Fiquem certos que é a maior bienal que já fizemos. São três mil metros quadrados de ações e livros. Estamos retornando para Garanhuns com muita alegria. Destaco a sensibilidade do prefeito Sivaldo Albino em dar um grande presente aos professores. Em outras bienais os professores recebiam
90 reais e agora vão receber 350 reais, o que significa a valorização dos profissionais”, afirmou José Alventino Lima Filho, presidente da Andelivros.

“A partir de segunda vamos respirar leitura. A Bienal ganha uma nova cara nesta gestão, será a maior e melhor feira de livros que Garanhuns e o Agreste Meridional já viu. Porque tudo que acontece na Educação é prioridade, essa feira está sendo cuidada nos mínimos detalhes”, disse a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

A 5ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns faz uma homenagem a dois profissionais que contribuem para Educação de Garanhuns: os professores Tercio Viana de Souza e Geralda Fabia, que desenvolvem um trabalho de excelência e referência em toda rede. A programação é aberta ao público em geral, com horário de funcionamento de 9h às 21h.

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA – 26/09:

Abertura Oficial
19h – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
Banda Marcial Colégio Padre Agobar Valença
Grupo de Flautistas do Sesc
Jessier Quirino

TERÇA-FEIRA – 27/09:

Palco
9h – Yalle Feitoza – Contação de história
10h – Contação de História Surda – Filipe Pires
11h – Contação de História