Prefeitura de Garanhuns inicia ações do projeto de Psicologia Escolar nas unidades de ensino

publicado: 21/03/2023 12h21,
última modificação: 21/03/2023 12h21

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as atividades do projeto de Psicologia Escolar nas unidades de ensino municipais. As psicólogas estão realizando visitas sistemáticas às 10 unidades de ensino contempladas inicialmente pelo serviço. O projeto visa a promoção de saúde mental dos estudantes, o acompanhamento pontual de famílias e intervenções voltadas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Garanhuns.

O momento é importante para que as psicólogas conheçam as comunidades, a estrutura e as equipes de gestão das escolas. O trabalho está sendo implantado em forma de projeto-piloto, observando as necessidades da Rede Municipal. Nesta etapa inicial, as profissionais estão no processo de alinhamento das ações que serão tomadas. Cinco psicólogas estarão em contato direto com as unidades de ensino.

“Essas unidades estão distribuídas em todo território de Garanhuns. São escolas do campo, integrais, localizadas em distritos, creches. O objetivo das nossas visitas é nos apropriar da rotina escolar a cada segmento de ensino, porque as escolas que fazem parte desse projeto dão conta da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. A gente vai entendendo cada realidade, contexto social e território em que os estudantes estão inseridos”, afirma a psicóloga Cíntia Barros.

Inicialmente 10 unidades serão atendidas diretamente: Cmei Professora Girlane Lira de Santana, Creche Zilda Arns Neumann, Colégio Padre Agobar Valença e as Escolas Governador Miguel Arraes, Jaime Luna, José Brasileiro Vila Nova, José Ferreira Sobrinho, Prefeito Amílcar da Mota Valença, Professora Giselda Vieira Belo e Virgília Garcia Bessa.

Imagens: Divulgação/SEDUC