Prefeitura de Garanhuns inaugura quarta creche municipal em menos de dois anos

publicado: 01/03/2024 12h58,
última modificação: 01/03/2024 12h58

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, celebrou um momento histórico na comunidade Manoel Chéu com a inauguração da Creche Doutor Ivaldo Dourado. O prédio que ficou por mais de 10 anos abandonado, teve as obras concluídas e nesta quinta-feira (29) foi entregue à população durante uma solenidade. Mais de 300 vagas estão sendo ofertadas com a abertura da unidade.

Com capacidade para atender mais de 300 crianças de três meses a cinco anos de idade, a Creche Dr. Ivaldo Dourado amplia significativamente o acesso à educação infantil, proporcionando estrutura adequada e todo apoio para o desenvolvimento dos matriculados. Esta é a quarta creche municipal entregue em menos de dois anos, criando mais de 1.200 vagas para primeira infância.

Após uma década de espera, a entrega do prédio para população marca um avanço significativo na oferta de educação de qualidade para as crianças da cidade. “Essa é uma tarde memorável pra Garanhuns. Celebramos esse momento com as crianças, pais e também com a equipe da creche. Agora esse espaço é de vida, alegria e esperança”, disse a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.

“Quantas famílias esperavam ver seus filhos estudando aqui, quantos depoimentos escutamos e estamos felizes por esse dia. Preparamos tudo para receber as crianças da melhor forma. Esse espaço aqui é um sonho para todo professor”, declarou a gestora da unidade, Tatyanne Calado. Mãe de um das crianças matriculadas na creche, Raiane dos Santos visitou as salas e toda a estrutura do prédio. “É o que quero para o meu filho, que ele se desenvolva bem. A estrutura é muito boa, eu gostei das salas e sei que isso vai ser importante pra ele”, afirmou.

O nome da creche presta uma homenagem ao renomado médico garanhuense, Dr. Ivaldo Dourado, que deixou um legado de cuidado e dedicação ao município. “A quarta cheche que nosso município inaugura e com o nome de Doutor Ivaldo Calado cravado. A obra ficou paralisada e muitos não acreditavam na sua finalização. Agora em 2024, comemoramos o centenário de Ivaldo Calado, nada é por acaso, Deus sabe o que faz”, disse o filho do homenageado, Emanuel de Araújo.
“O investimento realizado para a conclusão das obras foi de quase dois milhões de reais em recursos próprios para garantir o direito que nossas crianças. O prédio, que por anos ficou negligenciado, foi transformado em um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado, refletindo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional”, argumentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

As aulas na creche serão iniciadas na próxima segunda-feira (04).

Fotos: Hilton Marques e Vinicius Vilela