Prefeitura de Garanhuns amplia programa de formação para professores da Rede Municipal

publicado: 27/02/2023 12h16,
última modificação: 27/02/2023 12h16

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, iniciou neste sábado (25) o ciclo de formações 2023 para os professores da Rede Municipal de Ensino. 560 profissionais das escolas municipais de Garanhuns participaram do momento. O programa, que antes assistia do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está sendo ampliado para Educação Infantil e do 1º ao 9º ano.

Nesse primeiro encontro os professores estão recebendo os resultados das avaliações diagnósticas da Rede Municipal de Ensino. No índice geral houve um crescimento de 30% no processo de aprendizagem, comparando 2021 a 2022. É por meio do resultado que são estudadas as estratégias que pode trazer ainda mais desenvolvimento na Educação, melhorando as habilidades dos estudantes.

Na oportunidade também foi apresentado para os professores o Ciclo Alfa, que está sendo adotado pelo munícipio. O Ciclo Alfa é constituído por um conjunto de ações desenvolvidas para Educação Infantil, com a finalidade de favorecer a continuidade entre as duas etapas da escolarização. O programa segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivando ações educacionais para garantia da formação interdimensional das crianças.

As formações com os professores serão realizadas durante o ano todo, acontecendo uma vez por mês e trazem as sugestões de sequências Didáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula para melhorar o desempenho dos estudantes.

“Essa ferramenta é importante na caminhada em busca de melhores resultados e índices da Rede Municipal. As formações alinhadas trazem a unificação, atendendo às especificidades de cada nível escolar, é um trabalho sistemático e, assim, podemos ter um acompanhamento pedagógico mais eficiente e garantir o processo de aprendizagem com qualidade”, afirmou Carlos Barros, diretor de Ensino.

Fotos: Ailton Vieira