GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Gabinete Prefeito Izaías Régis assina portaria de nomeação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Gabinete

Prefeito Izaías Régis assina portaria de nomeação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

O secretário e equipe iniciam as atividades na próxima segunda-feira (23) O Prefeito Izaías Régis assinou na manhã desta sexta-feira (20), a portaria 293/2015-GP que dispõe sobre a nomeação do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pasta...

Publicado em

O secretário e equipe iniciam as atividades na próxima segunda-feira (23)

O Prefeito Izaías Régis assinou na manhã desta sexta-feira (20), a portaria 293/2015-GP que dispõe sobre a nomeação do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pasta vai ser comandada por Marcos Renato Franzosi Mattos.

A criação da pasta, que foi um compromisso de campanha do prefeito Izaías Régis, foi efetuada ainda em 2013, porém a nomeação do titular da pasta só se deu agora, devido a espera pela liberação do profissional pelo seu órgão de origem, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A portaria que cedeu o profissional ao município de Garanhuns foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (16).

Durante o momento da assinatura da portaria, o prefeito Izaías Régis pediu que o novo secretário coloque como assuntos prioritários da pasta, a recuperação das nascentes de Garanhuns e o levantamento topográfico das “voçorocas”. “Não é possível pensar no futuro sem priorizar as questões ambientais, temos uma demanda reprimida muito grande em Garanhuns, é um grande desafio, mas temos que começar”, comentou o gestor.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai funcionar temporariamente no Centro Administrativo, numa sala anexa à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A portaria que oficializa a nomeação do secretário vai ser publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta segunda-feira (23).

Perfil Secretário

Marcos Renato Franzosi Mattos é natural de São Paulo (SP), formado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV, em 1998 e técnico em agropecuária pela ETAESG Dr. José Coury (Rio das Pedras – SP). Concluiu o mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará – UECE em 2000 e 2004, respectivamente. Em 2011 finalizou especialização em Auditoria e Gestão Ambiental (FUNIBER). Foi professor da UNEAL/ESSER e desde 2005 é professor de Fisiologia Animal na Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Realizou vários estágios e trabalhos técnicos em universidades, zoológicos, IBAMA, criadouros conservacionistas, ONGs, clínicas e empresas rurais. Desde 2006 participa do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) de Garanhuns, como representante da UFRPE, assumindo alternadamente funções de presidência e vice-presidência e, também, atuando como presidente e membro da Câmara Técnica deste órgão colegiado, desde 2007. Além da atuação como professor da UFRPE, sua maior dedicação profissional recente é em atividades de extensão voltadas ao meio ambiente em geral, sobretudo educação e conscientização ambientais, resgate da história ambiental, recuperação de áreas degradadas (principalmente APPs de nascentes) e promoção do desenvolvimento sustentável, além de atividades na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina, Ecologia, Biologia e Conservação de Animais Selvagens. Atualmente é o responsável técnico de quatro projetos de recuperação de nascentes executados pela ONG Econordeste, com recursos de convênio com o Governo do Estado de Pernambuco e um por meio de patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
Prefeito Izaías Régis assina portaria de nomeação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos2


Texto: Jacqueline Menezes
Fotos: Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste