População vivencia Campanha do Laço Branco

publicado: 06/12/2016 18h15,
última modificação: 07/12/2016 08h19

Ação faz alusão ao Dia Internacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres

por DANIELA BATISTA

A população de Garanhuns vivenciou, na manhã desta terça-feira (6), a Campanha do Laço Branco. Promovida pela Secretaria da Mulher (Secmul), a ação está incluída na programação dos “16 dias de ativismo”, que vêm sendo vivenciados desde o dia 20 de novembro.  Centenas de laços na cor branca foram entregues no centro da cidade, com a participação de empresários, comerciantes, taxistas e mototaxistas.

O principal objetivo é conscientizar os homens a respeito de atitudes machistas que podem desencadear agressões físicas e verbais contra mulheres.  A secretária da Mulher, Eliane Vilar, falou sobre a campanha que vem sendo feita em Garanhuns. “A Campanha do Laço Branco é uma ação mundial dos homens em combate à violência contra a mulher. Aqui em Garanhuns é muito importante. Os homens estão começando a entender que são parceiros na causa. As mulheres não conseguem fazer essa transformação cultural sozinhas. Isso é responsabilidade de todos nós,” esclareceu.

Campanha do Laço Branco – A Campanha do Laço Branco foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior iniciativa voltada à temática de participação dos homens em combate a violência contra a mulher. A mobilização começou a ocorrer depois de um massacre acontecido no ano de 1989, em Montreal, no Canadá, após Marc Lepine atirar em 14 mulheres em uma escola politécnica da cidade, afirmando que não suportava ver mulheres cursando engenharia.

Após o acontecimento, os canadenses se reuniram e durante aquele ano distribuíram mais de 100 mil laços brancos. No Brasil, a campanha teve inicio no ano de 1999, com a distribuição dos tradicionais laços brancos, camisetas e folhetos informativos, caminhadas, debates e oficinas temáticas.

IMG_6805

IMG_6795

IMG_6784

IMG_6776

IMG_6773

1

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG
Data: 06/12/2016

Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109