Pontos de minação voltam à atividade na zona rural de Garanhuns

publicado: 13/03/2017 11h48,
última modificação: 13/03/2017 11h49

Locais passaram por limpezas recentes realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

por EDMÉA UBIRAJARA

Duas comunidades rurais de Garanhuns renovaram as expectativas positivas após uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Minações dos Sítios Morcego e Cruz, antes inativas, voltaram à atividade e já conseguem comportar água. O secretário João Paulo Sobral explica que, ao retirar o solo, as pequenas nascentes de água são desobstruídas e o líquido volta a jorrar. “Os trabalhos são realizados periodicamente. Estivemos nestes dois locais no final de fevereiro e já temos resultados como este”, diz.

Diante da escassez, a água serve principalmente para os animais, mas também para o uso comum nas residências. Edson de Jesus, que mora há 34 anos no Sítio Morcego, conta que a última vez que conseguiu realizar uma limpeza menor, contratada por ele mesmo, foi há quatro anos. “O que existia antes no açude era uma lama. Estava raso e agora a minação ‘sobe’. Além da minha família usar, quem precisa também pode vir buscar, está aberto a todos”, explica. Em outro local, no Sítio Cruz, José Maria Barbosa de Noronha, agradece a iniciativa de limpar o barreiro. “Foi a coisa melhor do mundo. Os moradores queriam fazer, mas ninguém conseguia sozinho”, atesta.

O serviço de limpeza de barreiros e açudes é ininterrupto. As minações são pequenas nascentes de água natural ou produzidas pela ação humana.

Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG
Data: 13/03/17