Pesquisa revela aprovação de mais de 80% dos turistas do Festival de Inverno de Garanhuns

publicado: 26/08/2014 15h13,
última modificação: 03/09/2014 15h26

Levantamento também mostra perfil do turista que prestigia o evento

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns (SDE), numa iniciativa inédita, realizou, durante a 24ª edição do Festival de Inverno, que aconteceu entre os dias 17 e 26 de julho deste ano, uma pesquisa socioeconômica com o objetivo de identificar o perfil dos turistas que visitam o município e os números. O estudo dos dados foi concluído este mês e mostra, de maneira detalhada, o potencial de crescimento que o evento ainda possui.

Os pesquisadores de campo atuaram no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis; e no Espaço Colunata, situado no centro da cidade. A proposta era a aplicação em áreas com maior diversidade de polos e, consequentemente, de programação, fornecendo um novo banco de dados com conclusões de hábitos do turista em viagem.

Foi constatado que as principais origens que visitam Garanhuns, no período, são vindas dos estados Pernambuco (69%), Alagoas (20%), Rio Grande do Norte (7%), Sergipe (2%) e Minas Gerais (2%). A faixa de idade com maior predominância esteve entre 25 e 34 anos. Aproximadamente 67% dos turistas abordados são solteiros, 31% casados e 2,2% viúvos. O grau de instrução segue a mesma linha de grande diversidade, o fato de atrair pessoas de todas as idades, de várias ocupações, mostrando que 29% possui ensino superior, 31,8% ensino médio e 29% têm ensino superior incompleto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, em torno de 24% da população visitante disse estar em Garanhuns com frequência média de 15 vezes ao ano. “Mais de 50% respondeu que já visitou a cidade algumas vezes. Os outros pouco mais de 24% responderam que estavam visitando a cidade pela primeira vez. O tempo médio de permanência de todos foi de três dias, justificando, assim, o fator de grande lotação nos meios de hospedagem nos finais de semana”, completa Nogueira.

O levantamento mostra ainda que mais de 80% dos entrevistados disseram que tiveram suas expectativas superadas com a edição do ano de 2014. Entre os pontos positivos citados estiveram à beleza natural da cidade, a limpeza, reformas nas praças e o Parque Euclides Dourado. Sobre a pretensão de retorno para a 25ª edição, 100% dos turistas responderam que deverão voltar.


Texto: Cloves Teodorico
Foto: Renand Zovka
Informações para a imprensa:
 (87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG