Pedido de registro para título de Patrimônio Imaterial dos Reisados de Garanhuns é entregue

publicado: 12/12/2014 18h31,
última modificação: 12/12/2014 18h31

Ocasião, na capital pernambucana, contou com a presença
de autoridades estaduais e municipais

Mestres dos reisados de Garanhuns estiveram, na manhã desta sexta-feira (12), no Teatro Arraial, em Recife, para acompanhar a assinatura do pedido de registro para que recebam o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. A secretária de Cultura do município, Cirlene Leite, também esteve presente na ocasião. O documento foi entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na semana passada, a iniciativa do governo do Estado fez com que o Maracatu de Baque Virado, de Baque Solto e Cavalo Marinho recebessem o tão desejado título. Hoje, também foi lançado o livro Patrimônios Vivos de Pernambuco. “Nossa luta continua. Colhemos as assinaturas e agora vamos aguardar. Garanhuns tem os reisados mais antigos de Pernambuco, isso deixa o fato ainda mais importante”, evidencia Cirlene Leite.

Os mestres Benoni, do Reisado Os Três Reis do Oriente; Gonzaga, do Reisado Garanhuns Cultural; Viturino, do Reisado Santíssimo Redentor; e João Tibúrcio, do Reisado Mestre Tubúrcio se apresentaram no momento. A entrega do pedido foi efetivada pelo secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto.
Pedido de registro para título de Patrimônio Imaterial dos Reisados de Garanhuns é entregu-1

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Gerência de Comunicação da Secult/PE