Participação da comunidade é diferencial na Paixão de Cristo de Garanhuns

publicado: 10/04/2017 14h13,
última modificação: 10/04/2017 14h13

Evento realizado de 13 a 15 de abril encena a trajetória dos últimos dias de Jesus Cristo descritos na Bíblia com adaptação de Gerson Lima

por EDMÉA UBIRAJARA
com DANIELA BATISTA
​10 de abril de 2017

No alto da Colina Magano, uma das sete que circundam Garanhuns, é encenado um dos mais tradicionais espetáculos que retratam a Paixão de Cristo em Pernambuco. Criado em 1990, o Jesus Alegria dos Homens completa este ano 27 temporadas consecutivas, sempre realizadas no mesmo local, próximo a um dos pontos turísticos da cidade, o Cristo do Magano. Este ano, a peça será de 13 a 15 de abril, sempre às 19h. O público assiste a trajetória dos últimos dias de Jesus Cristo a partir de arquibancadas montadas em frente ao cenário. A peça é uma realização da Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens (ASTEJAH), presidida por Jefson Fitipaldi e coordenada por Fernando Lima e demais membros da diretoria. O espetáculo é dirigido pelo também criador do evento, autor e teatrólogo, Gerson Lima, e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

A participação da comunidade do bairro do Magano é um dos diferenciais da encenação. Isso porque, 250 pessoas fazem parte do espetáculo diretamente e 80% do elenco pertence à comunidade, além daqueles que se transformam em trabalhadores temporários cumprindo tarefas diversas nos períodos da pré-produção, produção e execução da temporada. Fernando Lima conta que desde novembro são realizadas oficinas de capacitação para os atores que fazem parte do espetáculo. As oficinas são ministradas por Gerson Lima para aprimoramento do elenco e acontecem no Colégio Diocesano e Escola de Referencia em Ensino Médio Francisco Madeiros (Ceru).

A 1.030 metros de altitude – de acordo com o IBGE – o clima ameno da cidade transforma o Alto do Magano em palco para atores e figurantes encenarem 25 passagens bíblicas procurando prezar pelo realismo. O figurino, estudado e adaptado por Billy Miranda, é atualizado anualmente para garantir a contemporaneidade. “Para Garanhuns, é um espetáculo único. Tão grandioso quanto os espetáculos em nível de Brasil. Toda a equipe é garanhuense, do Alto do Magano, é todo mundo pertinho da gente. É necessário que Garanhuns conheça essa comunidade que cuida e trabalha pelo espetáculo. Eles gostam de fazer isso a cada ano”, explica Fernando Lima.

Em edições anteriores, a organização chegou a cogitar a parada das atividades, mas a busca de parceiros possibilitou a continuidade das ações. Este ano, por exemplo, o apoio do Governo Municipal se deu através de ações desempenhadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos a exemplo de terraplanagem, recuperação e reformulação dos cenários, pintura, jardinagem e estacionamento. Através da Secretaria de Turismo e Cultura foram disponibilizados apoio financeiro e logístico, essenciais para a realização da encenação. “O município de Garanhuns, também sofre com a crise, mas como trabalhamos com planejamento, sempre vamos preparando reservas para o investimento nos nossos eventos tradicionais. E o Espetáculo Jesus Alegria dos Homens é um deles”, pontuou o prefeito Izaías Régis. De acordo com Jefson Fitipaldi, presidente da Associação, sem o apoio da prefeitura não seria possível fazer o evento. “Esse apoio é imprescindível para a realização do  espetáculo. E é importante salientar que ele não só acontece via Convênio. Temos também um importante apoio logístico ao evento, por meio das secretarias de Obras, Turismo e Cultura, Comunicação Social, AMSTT, enfim de todo o Governo”, afirmou.

A divulgação do espetáculo é articulada para atender também ao público de cidades vizinhas. Para isso, estão sendo realizados contatos via prefeituras para motivar a criação de caravanas e contar com infraestrutura de transportes para a vinda de espectadores da região.

Os ingressos para assistir ao Jesus Alegria dos Homens custam R$ 5 e podem ser comprados em pontos específicos da cidade, ainda a definir, e no local do evento nas datas de realização.

Jesus Alegria dos Homens_Fotos Hilton Marques (7) Jesus Alegria dos Homens_Fotos Hilton Marques (6) Jesus Alegria dos Homens_Fotos Hilton Marques (5) Jesus Alegria dos Homens_Fotos Hilton Marques (1)

Fotos: Hilton Marques/Divulgação