Orquestra Manoel Rabelo recebe convidados no projeto Orquestrando no FIG

por DANIELA BATISTA
edição de texto CLOVES TEODORICO
fotos de BRÁULIO SANTANA

O Grupo de Violões do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis e a Orquestra Manoel Rabelo se apresentaram nessa sexta-feira (22), em frente ao Palácio Celso Galvão, no centro. O ‘Orquestrando no FIG’ foi criado em 2014, e é realizado pela terceira vez por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

Criado há dois anos, o Grupo de Violões do Cras possui mais de 50 crianças e adolescentes, que aprendem a tocar violão, guitarra e contrabaixo. A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Lariza Pollyana, explica que diversas crianças já passaram pelo projeto. “É uma honra eles terem a oportunidade de integrar a grade de programação de um evento tão grande como o Festival de Inverno”, ressaltou Laryza.

Após a apresentação dos meninos do Cras, a Orquestra Manoel Rabelo entrou em cena e cantou clássicos da MPB e também internacionais. O maestro Lulinha do Trompete ganhou um lugar à frente da banda em 2012, mas é membro desde 1995. “A banda é de 1908. Passou 16 anos parada, mas em 2013 voltou com toda força, voltou com outra roupagem, não é só mais uma banda de música, hoje é uma orquestra com 32 componentes”, ressaltou Lulinha.

A banda vem mudando o estilo ao longo dos anos, mas segundo ele o repertório continua o mesmo. “O nosso repertório é bem eclético, sem deixar o tradicional, que é de banda de música, tocando os antigos dobrados. Nós estamos tocando também Big Band, um estilo americano. E nesse estilo nós estamos fazendo músicas brasileiras. O estilo mudou, mas a música é a mesma”, finalizou.

O sanfoneiro Cláudio José foi o convidado da orquestra e ofereceu ao público músicas do também sanfoneiro Dominguinhos. “É um prazer enorme tocar com a Orquestra Manoel Rabelo a convite do Lulinha”, declarou Cláudio. As apresentações do palco Orquestrando no FIG ocorrem ainda nos dias 23, 29 e 30, sempre a partir das 16h. Confira os detalhes:

Sábado, 23/7
16h – Orquestra Amigos da Música (Jucati) | Orquestra Manoel Rabelo