GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Oficina de Mediadores de leitura abre atividades do Flilig em Garanhuns

Educação

Oficina de Mediadores de leitura abre atividades do Flilig em Garanhuns

As atividades do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, tiveram início nesta segunda-feira (4), com a abertura da primeira oficina de Mediadores de Leitura e Gestores de Bibliotecas. Até o final de dezembro, outras quatro oficinas de...

Publicado em

As atividades do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, tiveram início nesta segunda-feira (4), com a abertura da primeira oficina de Mediadores de Leitura e Gestores de Bibliotecas. Até o final de dezembro, outras quatro oficinas de capacitação serão promovidas na cidade, sendo mais uma de Mediadores de Leitura e outras três de Gestores de Bibliotecas. A ideia é que os participantes atuem como multiplicadores, contribuindo para transformar a já conhecida Cidade das Flores também em uma cidade de Leitores.

Cada oficina capacitará até 24 profissionais, num total de 100 pessoas beneficiadas, que atuarão como agentes multiplicadores, atingindo indiretamente até três mil crianças. A indicação dos participantes das oficinas ficou a cargo da Secretaria de Educação de Garanhuns. Todos os selecionados já atuam com educação de crianças e com literatura infantil, como professores e gestores de escolas.

A primeira oficina de Mediadores de Leitura acontece desta segunda até a sexta-feira (8), sempre das 8h às 12h, na Biblioteca Municipal Luiz Bandeira, no Parque Euclides Dourado. As aulas são ministradas pela escritora e contadora de histórias Socorro Miranda e pela professora Suzani Rodrigues.

KITS DE LEITURA – As escolas que tiverem profissionais capacitados nas oficinas e as seis bibliotecas existentes em Garanhuns vão receber “Kits de Leitura” formados por um acervo de livros infantis que serão entregues em um expositor com suporte para os livros. Ao todo, serão 58 kits. A seleção dos livros seguirá as recomendações da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e da curadoria do festival.

FESTIVAL – O Flig é o primeiro festival voltado para a literatura infantil que acontece na Região Nordeste. A programação de palestra, que contará com a presença de renomados escritores brasileiros e de outros países da América Latina, acontece de 9 a 12 de outubro. A escolha da data levou em consideração o início da Semana Nacional da Leitura, além das comemorações do Dia das Crianças. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento. A grade completa da programação será anunciada em setembro, mas dois importantes nomes da literatura infantil já estão confirmados: a escritora colombiana Irene Vasco e a ilustradora brasileira Nireuda Longobardi.

Fundadora do projeto Espantapájaros (Espantalho), especializado em literatura infantil e considerado um dos centros de iniciação para muitos escritores do gênero, a escritora Irene Vasco tem mais de vinte obras publicadas que já lhe renderam vários PRÊMIOS. Também desenvolve um trabalho na Colômbia para formação de novos leitores.

Graduada em Educação Artística e Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Santo Amaro, Nireuda Longobardi (SP) é arte educadora, escritora e ilustradora de livros de literatura infantil. Seu livro “Mitos e lendas do Brasil em cordel” (Paulus) 2009 foi selecionado para o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e representou o Brasil em Bologna.

O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa em parceria com a Prefeitura de Garanhuns e a Secretaria de Educação municipal.


Texto: Samara Pontes
Imagem: Divulgação

Redimensionar Fonte
Contraste