Nota de esclarecimento – Ação do Centro de Controle de Zoonoses no centro da cidade

publicado: 03/06/2023 18h43,
última modificação: 03/06/2023 18h43

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem em nota prestar os devidos esclarecimentos acerca do procedimento de resgate de um cão, realizado no centro da cidade. De início, é importante ressaltar que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, órgão que é vinculado à pasta, é responsável por atuar resgatando animais doentes e que apresentam algum risco à saúde pública.

Vale ressaltar que a prática de maus tratos ou exagero na contenção de animais não é uma prática que condiz com as diretrizes do Governo Municipal. A orientação expressa do prefeito Sivaldo Albino e da Secretaria Municipal de Saúde é para que todos os animais sejam respeitados e bem cuidados durante estes e outros procedimentos. Desta forma, os fatos relacionados a este caso serão apurados, para que qualquer prática de desrespeito a vida animal seja coibida, e os responsáveis por isso afastados do quadro de servidores do município.

Nessa quinta-feira (01), a equipe foi acionada para recolhimento de um cão na avenida Santo Antônio, que apresentava sintomatologia nervosa, com características semelhantes a raiva animal. Por esse motivo, visando garantir a proteção do animal e do profissional responsável pelo recolhimento, foi utilizado o ‘cambão’, instrumento padrão para este tipo de procedimento.

Vale ressaltar, que a remoção foi necessária, para evitar outros agravos, como ataques do animal as pessoas que passavam pelo local, ou atropelamento do mesmo. Assim, o trabalho foi realizado com o intuito de preservar a vida animal, e o cão foi colocado sob isolamento e observação no Centro de Controle de Zoonoses, onde está recebendo os devidos cuidados.

A utilização do caminhão no procedimento também foi necessária, haja vista que a ‘carrocinha’ utilizada nas remoções apresentou falha mecânica. Todavia, o veículo é espaçoso e em nenhum momento colocou o animal sob situação de estresse ou maus tratos. Por fim, a Secretaria compreende e compartilha do sentimento de proteção dos animais, e se coloca à disposição para outros esclarecimentos necessários.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns