Nobel premia criadores da lâmpada de LED: tecnologia vem sendo utilizada na iluminação pública de Garanhuns

publicado: 08/10/2014 15h28,
última modificação: 08/10/2014 15h59

As lâmpadas de LED continuam sendo instaladas no município

Três cientistas, dois japoneses e um americano, receberam ontem (07), em Estocolmo, na Suécia, o Prêmio Nobel de Física pela invenção das lâmpadas de LED. A tecnologia, que gera uma nova fonte de luz beneficiando o meio ambiente, vem sendo instalada no município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, desde o ano passado. O município foi pioneiro na implantação desse tipo de iluminação no Norte/Nordeste.

A ação de modernização da iluminação pública, iniciada pela Prefeitura de Garanhuns, visa beneficiar outros bairros da cidade no decorrer dos próximos meses. Para o prefeito Izaías Régis, o reconhecimento, aos inventores dessa tecnologia, é mais do que merecido, pois a descoberta do LED está diretamente ligada à sustentabilidade do planeta. “Quando nós começamos a pensar a cidade com as luminárias de LED não foi à toa. Além de serem muito modernas, elas trazem benefícios indiscutíveis para a população. São as ruas mais claras dando segurança, a agressão ao meio ambiente é praticamente nula”, avalia o gestor.

O júri que avaliou Isamu Akasaki, Shuji Nakamura e Hiroshi Amano afirmou, em forma de comunicado oficial, que ao inventar as lâmpadas de LED, “tiveram sucesso em um âmbito no qual todos haviam fracassado”, chamando a criação de “revolucionária”. O assunto rendeu pauta em diversos veículos de comunicação do mundo. Em Pernambuco, o NE10 foi um dos que noticiou. Confira, no link: http://noticias.ne10.uol.com.br/ciencia-e-vida/noticia/2014/10/07/premio-nobel-de-fisica-para-os-inventores-das-lampadas-de-led-512975.php.

Texto: Cloves Teodorico
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Foto: Jijii Press/AFP
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)