Município de Garanhuns terá ressarcimento do Governo Federal por investimentos feitos para conclusão de creches e quadras

publicado: 09/08/2023 16h40,
última modificação: 09/08/2023 16h40

O município de Garanhuns vai receber o ressarcimento dos investimentos feitos para conclusão de oito obras na área da Educação. A confirmação foi feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante o 19º Fórum Nacional da Undime, que está sendo realizado em Cuiabá-MT. As obras das creches e quadras foram iniciadas pela atual gestão com recursos próprios. O valor investido se aproxima de 10 milhões de reais.

Garanhuns foi a primeira cidade do Brasil a procurar o FNDE para que houvesse o ressarcimento das obras já iniciadas. “Teve um grande esforço nossos para pensar na redação desses marcos normativos. Nesse caso a gente começou a discutir com a equipe técnica, com a procuradoria. Pode agradecer que foi uma conversa do prefeito Sivaldo Albino que levou a presidente a falar ‘Flávia, vamos dar conta dessa situação’”, disse Flávia Schimidt, diretora da DIGAP – FNDE, durante a programação do Fórum.

A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, do Governo Federal. “Garanhuns foi um dos poucos municípios contemplados com a medida. Será possível realizarmos outros investimentos voltados para a educação de Garanhuns”, afirmou Sivaldo Albino

Até agora, mais de 700 vagas foram criadas com a abertura de três creches municipais. A primeira unidade começou a funcionar em setembro de 2022, na Cohab 3. Em seguida, a comunidade Vale do Mundaú foi contemplada com a abertura de uma creche. A mais recente a ser entregue está localidade na comunidade Massaranduba. Até o fim deste ano outras duas unidades devem abrir as portas na comunidade Manoel Chéu e Cohab 2.

“O município com cento e cinquenta mil habitantes tinha só uma creche municipal. Desde 2011 que cinco creches estavam inacabadas. Então, pensando e priorizando a primeira infância, o prefeito Sivaldo Albino tomou a decisão de fazer o investimento com recursos públicos. Hoje estou extremamente feliz com a visão do FNDE em fazer esse ressarcimento”, disse Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O município também deve receber o ressarcimento pelas obras de três Quadras Poliesportivas, uma delas entregue no primeiro semestre desse ano à Escola Jaime Luna, na Cohab 3. Já as quadras das escolas Letácio Brito Pessoa e Silvino Almeida estão na fase final da obra. Para que o investimento seja ressarcido é necessário que o município envie a comprovação dos valores utilizados em cada obra, trabalho que já está sendo desenvolvido.

Arte gráfica: Divaci Souza