Município de Garanhuns define representante em concurso de leitura de Pernambuco

publicado: 29/05/2024 13h34,
última modificação: 29/05/2024 13h34

Garanhuns definiu nesta terça-feira (28) a representante no Concurso Ler Bem, um importante evento de incentivo à leitura para estudantes das escolas municipais de Pernambuco. Entre as finalistas uma estudante de uma das escolas em tempo integral do município conquistou o primeiro lugar.

163 municípios estão inscritos no Concurso Ler Bem, que é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), visa através de uma competição escolar, incentivar a formação de jovens leitores do 4º ano do Ensino Fundamental.

As estudantes foram avaliadas de acordo com o regulamento do concurso, em que foram avaliadas pela entonação da voz, espontaneidade e aplicação das pausas necessárias de acordo com a pontuação. Entre as finalistas, Mallu Victoria, da EFITI Miguel Arraes de Alencar, alcançou a maior nota.

“Primeiramente, eu quero agradecer a Deus por me dar essa oportunidade. Também agradeço à minha mãe que puxou meu pé pra ler, meus amigos, às professoras da escola que me incentivaram a ler”, falou a estudante Mallu Victoria.

Ao todo, 28 escolas se inscreveram e realizaram a primeira etapa, que aconteceu nas unidades de ensino. Três semifinais foram realizadas para chegar ao nome das três finalistas que se apresentaram hoje na sede da Secretaria de Educação. O momento também contou com a contação de histórias da professora Jackelinne Brasileiro.

“Mais um ano estamos culminando a etapa municipal, obrigada a todas as escolas que se envolveram e participaram. A leitura é um instrumento de emancipação protagonismo e construção de cidadania na relação do respeito ao outro” afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

A próxima fase será a regional, que será realizada em julho.

Fotos: Vinicius Vilela