Merendeiras do município de Garanhuns recebem EPIs

publicado: 30/03/2022 12h43,
última modificação: 30/03/2022 12h43

Em uma ação de valorização às merendeiras que atuam na Rede Municipal, a Prefeitura de Garanhuns fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as profissionais. O kit contempla duas camisas, duas calças, um par de sapatos, aventais, além de toucas descartáveis, e vem para dar suporte ao trabalho diário nas cozinhas das escolas.

Foram entregues 130 kits nas escolas. A merendeira Millena dos Santos Pereira trabalha desde o ano passado na Escola General Sampaio e elogiou a iniciativa. “Receber o fardamento foi muito feliz, porque fica mais organizado e higiênico. A cozinha é um lugar que precisa de roupas adequadas e assim fica melhor pra gente”, afirmou.

De acordo com o Setor de Nutrição, que coordena as cozinhas das escolas municipais, cada item foi pensado detalhadamente para também proporcionar um ambiente mais seguro para a alimentação dos estudantes. A roupa utilizada, que é exclusiva para a utilização na cozinha, impede que agentes que estão fora da cozinha contaminem a merenda produzida. “Os EPIs são de extrema importância, pois além de garantir segurança para o seu usuário, auxilia também na produção de uma refeição segura respeitando os quesitos sanitários. Tudo para garantir uma alimentação, além de gostosa, segura”, reforçou a nutricionista Katyanne Fagundes.

A ação se soma à uma sequência de iniciativas de valorização aos profissionais da Rede Municipal. No ano passado 70 merendeiras participaram de um curso no Senac que tinha o objetivo de ensinar boas práticas de manipulação dos alimentos, o que inclui manusear, armazenar e higienizar para garantir uma alimentação segura aos estudantes.

“Entendemos a importância de todos os profissionais da Educação em um processo de construção de dias melhores e estamos agindo em várias frentes, incluindo formação continuada para profissionais e entrega de kits”, afirmou Wilza Vitorino, Secretária de Educação de Garanhuns.

Foto: Vinicius Vilela