Mais de 200 pessoas participaram do concurso ambiental em Garanhuns

publicado: 19/09/2016 12h39,
última modificação: 19/09/2016 12h39

O objetivo do concurso é reconhecer os trabalhos sobre a preservação da natureza que estão sendo realizados no município

Por RUTHE SANTANA

As provas do IX Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA) foram realizadas no último sábado. Mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e gestores das escolas públicas e privadas de Garanhuns participaram do concurso, desenvolvido nas seguintes modalidades: desenho, redação, projetos escolares, paródia, cordel, fotografia e vídeo. O objetivo do concurso é reconhecer os trabalhos sobre a preservação da natureza que estão sendo realizados em Garanhuns. As provas aconteceram na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

O professor Iakson Vilela foi um dos responsáveis por incentivar a participação dos estudantes no concurso. “O meio ambiente é um tema bastante pertinente e que desperta muita preocupação nossa na escola, então já é algo que a gente vem trabalhando desde o início do ano. Então quando a gente viu o projeto, nós reunimos as principais propostas que estávamos desenvolvendo ao longo do ano. Essa ação é de relevância ímpar, não dá para mencionar em palavras”, afirmou o professor.

Os estudantes mostravam satisfação apenas pelo fato de estar participando do momento. Natália Gabriela, que tem 13 anos de idade, participou do concurso na modalidade de fotografia. “Eu estou aqui não só para ganhar, mas o que importa é está participando, é está aqui. Tem gente que pensa que o meio ambiente não é quase nada, mas o meio ambiente é muito importante pra gente, então eu vim expor o que eu fiz”, comentou.

Lucas da Silva, de 14 anos de idade, também estava participando da modalidade de fotografia e falou sobre o seu interesse na temática.  “Eu trouxe uma exposição de 14 fotos, para mostrar como o meio ambiente é essencial para nós, porque a partir dele é que nós cultivamos as outras coisas e por isso não devemos poluir. Eu já tinha esse interesse, mas com esses temas em sala de aula, eu tive uma visão ainda melhor. A mensagem principal é que não podemos poluir e precisamos sempre preservar”, frisou.

O concurso é realizado por meio de uma parceria entre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e ONG Econordeste. Ao final do processo, além de todos os inscritos receberem certificados de participação, os finalistas, de todas as categorias, receberão premiações simbólicas. O encerramento das atividades do CEEA deste ano está previsto para o dia 8 de outubro.

82428a24-5107-4e16-a1d9-0d0ebbc41df4

65b8aee8-33ab-47a0-86a1-2eba3afe4a53

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 19/09/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109