Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de encontro em Garanhuns

publicado: 18/11/2014 15h00,
última modificação: 24/08/2015 09h07

Questões foram debatidas na manhã desta terça-feira (18)

A Secretaria de Assistência Social (SAS) promoveu na manhã desta terça-feira (18), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), o encontro: “A importância da qualificação profissional para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. No momento, os participantes puderam debater às oportunidades na inclusão dessas pessoas ao mercado. O secretário de Articulações Políticas e Governo, que acumula a pasta da Pessoa com Deficiência, Wanderley Lopes, também esteve na ocasião discutindo as questões levantadas.

A secretária de Assistência Social, Célia Sobral, falou sobre a importância da realização de iniciativas como essa na cidade. “Hoje nós conseguimos debater e orientar a pessoa com deficiência sobre questões voltadas a inclusão produtiva. Apresentamos aqui o Programa do Governo Federal, Acessuas Trabalho/Pronatec, que promove a mobilização e articulação do usuário da assistência no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que orientamos essas pessoas no direito a essa inclusão”, ressaltou a secretária.

Fernanda Verúcia, de 34 anos, tem Escoliose – encurvamento anormal da coluna vertebral -, ela estava no encontro e falou contou que quer se inserir no mercado de trabalho. “Toda pessoa com deficiência deve procurar não se isolar do mundo, mas sim se inserir nele participando de tudo o que for ao seu alcance. Eu comecei a cursar licenciatura em Letras, mas infelizmente tive que parar. Agora eu estou estudando pra prestar concurso e quero lutar sempre pelo meu direito de cidadã, que tem limitações, mas que também é capaz”, comentou.

Além da palestra sobre o Acessuas Trabalho, com a coordenadora de Inclusão Produtiva, Cybele Pedrosa, o momento contou com a palestra sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com a assistente Social Gleslayne Lima. Orientações sobre os serviços prestados pela Coordenação da Pessoa com Deficiência da SAS, com Betânia Monteiro, também foram repassadas. O encontro também contou com a presença do gestor administrativo da AACD – Unidade Recife, José Nunes, que falou da sua história de vida como pai de um filho deficiente, já falecido, e de como profissional que atua diretamente com centenas de crianças na instituição.

Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de encontro em Garanhuns  5 Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de encontro em Garanhuns  2 Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de encontro em Garanhuns  3 Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de encontro em Garanhuns  4


Texto e fotos: Samara Pontes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)