Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), no salão do júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, a abertura da 10ª Semana da Socioeducação. Com o tema “A Socioeducação como processo de inclusão social e autonomia dos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, o momento contou com a presença de autoridades e profissionais da área, apresentação cultural dos adolescentes da Funase, homenagens e palestra magna com o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Garanhuns, Maurício Gusmão.
Presente na ocasião, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira falou da necessidade de todas as parcerias para o sucesso das Medidas Socioeducativas (MSE). “Entendemos que abrir o debate para esta semana é primordial no alcance dos resultados que esperamos. Estes adolescentes merecem ser vistos pela sociedade e estamos aqui para apresentar todos os esforços que estão sendo feitos no intuito da ressocialização”, comentou. A Semana é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Creas, em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Garanhuns e a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania.
Até a próxima quinta-feira (14), uma série de atividades foi programada para os adolescentes assistidos e para os familiares. Nesta terça-feira (12), na sala da Esmape no fórum, será apresentada aos adolescentes a palestra “Círculo Restaurativo – Competências Socioemocionais”, com Aline Lima da SASDH e Luciana Brazil da Vara da Infância e Juventude. Na quarta-feira (13), no salão do júri, será a vez da mesa redonda com os familiares acompanhados pela MSE e a intervenção de diversos profissionais. No último dia será realizada a audiência concentrada na Vara da Infância e Juventude com público interno.
Fotos: Hilton Marques