II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa tem início em Garanhuns

publicado: 03/08/2015 17h29,
última modificação: 03/08/2015 17h29

Até a próxima sexta-feira (07) diversas ações serão realizadas na cidade

Teve início hoje (03), no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, a II Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, com a capacitação direcionada aos profissionais da rede de enfrentamento à violência de gênero. A semana, que segue até a sexta-feira (07) com diversas ações, é uma realização do Poder Judiciário em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Secretaria da Mulher de Garanhuns, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regional e  Central de Apoio às Penas Alternativas (Ceapa).

Hoje, a capacitação realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, diversos profissionais receberam orientações da equipe da gerência de enfrentamento à violência contra a mulher da SecMulher-PE. Além disso, na ocasião, a juíza da 1ª Vara Criminal do Fórum Garanhuns, Pollyanna Barbosa, falou da importância do momento para a região. “Percebo que essa semana não vai terminar só aqui. Todo o trabalho dessa rede, eu tenho certeza que será permanente. Nós acreditamos que esse tipo de conscientização continue a melhorar o atendimento às mulheres que enfrentam dramas tão constantes em suas vidas”, destaca a juíza.

Eliane Simões, também aproveitou para falar sobre o trabalho da secretaria em Garanhuns. “Quando umas das mulheres que são assistidas por nós morrem, apesar de todo o saldo positivo de atendimento que temos ao longo do ano, nós morremos um pouco. É um trabalho feito com muito cuidado e atenção, mas nem sempre conseguimos ter o êxito que esperamos”, conta a titular da pasta.

A II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa marca os nove anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. Até a sexta-feira (07), rodas de conversa, mutirão e caminhada, farão parte das ações que pretendem fortalecer parcerias institucionais, para que os processos relativos a esses casos sejam mais rapidamente resolvidos.

Segue, abaixo, o restante da programação da II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa:

Amanhã (04) – Roda de conversa com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Caic. Local: Caic às 20h.

Quarta-feira (05) – Mutirão da Rede de Enfrentamento à violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Local: Espaço Colunata das 8h às 13h.

Quinta-feira (06) – Roda de conversa com as mães dos alunos da Escola Miguel Arraes de Alencar. Tema: Mulheres e Direitos. Local: Escola Miguel Arraes às 10h.

Sexta-feira (07) – Culminância da II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa – 2015 com a caminhada: Dia “D” – Todo alerta no combate a violência contra as mulheres. Saindo do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite às 8h em direção ao espaço Colunata. Todos devem vestir branco.

Texto e fotos: Samara Pontes
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)