II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi realizada em Garanhuns

publicado: 16/06/2015 14h22,
última modificação: 24/08/2015 09h08

O evento teve como palestrante o superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Bernando Klimsa

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou ontem (15), durante todo o dia, no auditório do Sesc Garanhuns, a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, incluindo representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

A conferência buscou conscientizar a população que cabe ao poder públicos garantir às pessoas com deficiência o pleno exercício dos direitos básicos individuais e social. Entende-se por deficiência: “Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

A discussão contou com a presença de deficientes auditivos, visuais, cadeirantes, surdos-mudos, tendo sua abertura feita com Josilene Souza, do Centro de Atendimento Psicossocial (CAP – Garanhuns), que fez a áudio – descrição do ambiente em que estava sendo realizado o evento, para àqueles que são deficientes visuais.

Em discurso, o secretário interino da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Wanderley Lopes, pontuou a importância de vivenciar um problema, para assim, saber como agir diante da dificuldade, [fazendo referência aos deficientes] e que não são apenas com teorias que são criadas as políticas públicas. “A busca por direitos que visem a igualdade de direitos é uma luta incessante. Esta conferência não visa melhorar apenas o município de Garanhuns, queremos que nossas propostas cheguem a nível federal e sejam aprovadas, com o intuito de beneficiar a coletividade”, finaliza Wanderley.

Texto e fotos: Luanny Porto
(87) 3762.0109 (Secom / PMG