Identidade visual do Festival de Inverno é tema de pesquisa de designer garanhuense

publicado: 04/04/2017 12h05,
última modificação: 04/04/2017 12h36

Trabalho de conclusão de curso de Bruno Veríssimo foi apresentado em janeiro deste ano, em Caruaru 

por CLOVES TEODORICO

A identidade visual do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) serviu de base para o trabalho de conclusão de curso do garanhuense Bruno Pereira Veríssimo, de 23 anos de idade. Recém-formado em Design pelo Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), o jovem uniu sua afinidade com o tema ao histórico de sucesso do evento, que movimenta a economia e o turismo de Garanhuns há quase 27 anos.

Foram longos meses de pesquisa, incluindo uma série de entrevistas e acesso a um amplo e variado acervo de artes e documentos oficiais do evento. Segundo o autor, um dos motivos para a escolha do tema foi a carência de trabalhos sobre. “O Festival de Inverno de Garanhuns é um formador cultural na vida de todos os garanhuenses. As manifestações culturais que se renovam a cada edição, ganham espaço em nossas vidas. Podemos dizer que é a identidade de um determinado território”, explica o designer.

A construção da monografia resultou em 164 páginas. Na análise, o pesquisador retrata e avalia, tecnicamente, o design gráfico de todas as marcas do festival. Há considerações dos aspectos estéticos como tipografia, cores, tamanho e características históricas. Como resultado, fica em evidência que as flores são os elementos mais explorados ao longo das edições.

Além das flores, o frio, clima montanhoso, atrativos turísticos e a diversidade da cultura pernambucana também são tópicos elencados como elementos formadores das artes oficiais. O beija-flor, que foi padrão do FIG durante o período de 2008 a 2012, e voltou a compor a identidade em 2014, também é evidenciado com destaque na análise. “Há uma relação muito forte da população com essas marcas. Percebemos que há uma relação de envolvimento, como se fosse posse, com essas marcas que levam o nome de Garanhuns para o Brasil e o mundo”, destaca Bruno Veríssimo.

Intitulado de “Análise da representação da cidade de Garanhuns expressa nas marcas de seu Festival de Inverno”, o trabalho está disponível no núcleo de Design do CAA/UFPE, em Caruaru, no Agreste Central do Estado.

book-mockup-free foto bruno entrevista IMG_20161008_164449

Fotos: Divulgação – Cloves Teodorico – Secom/PMG

Data: 04 de abril de 2017