I Semana do Bebê de Garanhuns foi aberta nesta segunda (14)

publicado: 14/09/2015 18h15,
última modificação: 14/09/2015 18h15

A ação segue até a próxima sexta-feira (18)

A I Semana do Bebê de Garanhuns foi aberta na manhã desta segunda-feira (14), no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. Na ocasião, foram ministradas três palestras com a temática principal: “Por que a qualidade de vida é importante para o desenvolvimento da criança?”. Algumas apresentações culturais também fizeram parte da programação. O objetivo da mobilização é tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade. A ação segue até a próxima sexta-feira (18), quando será realizado o Dia D.

A Secretaria da Juventude de Garanhuns é a responsável pela articulação da ação. O titular da pasta fala sobre a mobilização. “Essa semana será um resumo de todas as políticas públicas voltadas para as crianças entre 0 e seis anos de idade, buscando a qualidade de vida dessas crianças. É uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade para essa importância”, afirmou Pedro Passos. Durante toda a semana estarão sendo realizadas atividades voltadas para o desenvolvimento das crianças, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), pontos de apoio, Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), escolas da Rede Municipal de Ensino e hospitais.

As experiências vivenciadas pelas crianças até 6 anos de idade influenciam, por toda vida, a relação com as pessoas que a rodeiam. Baseada nisso, a ação será voltada para uma atuação que influencie a vida das pessoas, assegurando sempre às crianças bem-estar e maior qualidade de vida. Uma das coordenadoras da Atenção Básica (AB), Anne Cotias, fala sobre a importância da Semana do Bebê. “Os primeiros 6 anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. Então é algo muito importante, trazer essa responsabilidade para toda a sociedade”, afirmou a enfermeira.

O Dia D da ação será realizado na próxima sexta-feira (18), a partir das 8h30, no Espaço Colunata, no centro da cidade. A mobilização do dia contará com palestras, realização de dinâmicas de grupo, contação de histórias, realização de teste da linguinha, aplicação de vacinas, exposição de vídeos e a entrega da chave da cidade ao “Bebê Prefeito”, que contemplará a primeira criança nascida, hoje (14), em Garanhuns, por parto normal. Essas e outras atividades seguirão até 17h.

A I Semana do Bebê de Garanhuns é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude, sendo realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e Esportes.

IMG_0558 IMG_0495 IMG_0545

Texto e fotos: Ruthe Santana