I Fórum Comunitário Selo Unicef foi realizado ontem (20)

publicado: 21/08/2014 11h27,
última modificação: 12/08/2015 11h34

Outros dois fóruns acontecerão, em Garanhuns, até o ano de 2016

Foi realizado na manhã de ontem (20), na Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, localizada no bairro Boa Vista, o I Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado (edição 2013-2016). O evento foi uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Governo, numa parceria com as Secretarias de Educação e Esportes, Agricultura, Assistência Social, Saúde e Mulher.

Palestras e debates foram realizados durante toda a manhã. A Secretaria de Educação e Esportes apresentou todos os projetos em andamento, além das ações estratégicas que já foram concretizadas na Rede Municipal de Ensino; a Secretaria de Agricultura destacou as iniciativas da pasta em prol da erradicação do trabalho infantil nas feiras livres de Garanhuns, ressaltando os bons resultados já obtidos até o momento; a Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Tutelar, explanou as iniciativas realizadas desde janeiro de 2013 no combate ao abuso e à exploração sexual infantil; a Secretaria de Saúde fez uma abordagem sobre o trabalho na redução da mortalidade infantil e materna, e a Secretaria da Mulher mostrou a eficiência da Secretaria no município com os trabalhos realizados em parceria com outras Secretarias em campanhas como a “Maria da Penha vai à Escola”.

De acordo com o secretário de Governo, Wanderley Lopes, o I Fórum Comunitário foi constituído com a proposição de discussões de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Tivemos, ontem, a oportunidade de ver e ouvir palestras de algumas secretarias, que apresentaram seus trabalhos no que diz respeito à criança e ao adolescente. O fórum é uma tentativa de conseguirmos certificar o município com o Selo Unicef. Essa certificação vai acontecer em 2016 a partir da análise dos índices tanto de educação, quanto de saúde e assistência social sobre o trabalho na melhoria de políticas públicas para crianças e adolescentes na cidade”, ressaltou o secretário.

Sobre o Selo – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), buscando estimular as cidades a assumirem a missão de elaborar e executar políticas públicas em prol do desenvolvimento físico, mental e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo também para que o município possa concretizar essa missão, criou o Selo Unicef-Município Aprovado. O projeto teve início no Ceará, em 1999. Após isso, experiência semelhante foi desenvolvida na Paraíba, no ano de 2004.

Este selo é um reconhecimento internacional que o município pode ganhar dependendo do resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O Unicef realiza um diagnóstico por meio dos dados levantados e a cidade que se inscreveu passa a conhecer melhor a realidade de suas ações voltadas para infância e adolescência. A partir disso, o município tem condições de rever suas políticas e analisar novas estratégias para alcançar, assim, os objetivos buscados.

I Fórum Comunitário Selo Unicef foi realizado ontem (20) 3 I Fórum Comunitário Selo Unicef foi realizado ontem (20) 2

Texto: Samara Pontes
Edição de texto: Cloves Teodorico