I Encontro para o Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino acontece em Garanhuns

publicado: 23/04/2015 11h43,
última modificação: 23/04/2015 11h43

Iniciativa conta com a participação de todos os conselhos das escolas da sede e do campo

Está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), o I Encontro para o Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Representantes de todos os conselhos escolares, das escolas da sede e do campo, participam do momento, que segue até amanhã (24).

Neste primeiro dia, questões como os indicadores de qualidade na educação; contexto histórico e legislação; natureza, organização e funcionamento do conselho escolar, entre outras, estão sendo tratadas no encontro, que tem como principal objetivo fortalecer os conselhos e desenvolver a gestão democrática nas instituições.

Conselhos Escolares – Os conselhos definem quais as normas internas e o funcionamento da escola e participam da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisam questões enviadas pelos diversos segmentos da escola, propondo, inclusive, sugestões; acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras além de mobilizarem a comunidade escolar na participação em atividades destinadas a melhoria da qualidade do ensino.

“Esses órgãos existem para somar e ajudar a equipe gestora das instituições, contemplando diversos segmentos. Além dos gestores, representantes dos professores, dos alunos e da própria comunidade, são membros do conselho, formando, assim, um órgão democrático”, registra Maria do Socorro Vilela, servidora da Seduce e que faz parte do grupo articulador dos conselhos escolares.

Texto e fotos: Samara Pontes [Com informações do portal do Ministério da Educação (MEC)]
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)