I Congresso de Educação Física de Garanhuns discutirá cenário da profissão na atualidade

publicado: 25/09/2015 12h55,
última modificação: 25/09/2015 12h55

Evento começa na próxima quinta-feira (01) e valores de inscrição
variam de acordo com nível profissional

Nos dias 01, 02 e 03 de outubro, a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) realiza, no Hotel do Serviço Social do Comércio (Sesc), o I Congresso de Educação Física de Garanhuns. O evento, que tem como tema central “Educação Física de Pernambuco: Realidade e Possibilidades”, segue com inscrições abertas. Os interessados devem enviar nome completo, endereço e telefone para inscricaocefg@outlook.com – além de informar, no mesmo e-mail, se é estudante ou profissional e qual opção de minicurso. Outros detalhes sobre o congresso podem ser acessos pelo endereço: http://congresso-de-educacao-fisica.webnode.com/.

De acordo com a comissão organizadora, o evento tem o objetivo de estimular e divulgar a produção científica na área de Educação Física proporcionando um espaço para o diálogo e a troca de experiência entre professores, pesquisadores, profissionais de mercado, alunos de pós-graduação e graduação. Os valores das inscrições variam de acordo com o nível de formação – estudantes pagam R$ 90 e profissionais pagam R$ 110 reais.

O congresso contará com seis minicursos, sendo eles Educação Física Escolar: velhas práticas, novos desafios; Projeto de Pesquisa em Educação Física e elaboração de currículo na plataforma Lattes: a metodologia científica, contribuindo para o desenvolvimento profissional; Cinesiologia Aplicada ao Treinamento de Força; Conteúdo Lutas na Educação Física Escolar: quebrando paradigmas em busca de um melhor trato pedagógico; Dança nas aulas de Educação Física: um saber para todos os corpos; e Lei de Incentivo ao Esporte: Apresentação de projetos e captação de recursos.

Sobre a programação – Na quinta-feira (01), o credenciamento acontece das 9h às 16h; a cerimônia de abertura começa às 19h; tendo, em seguida, a palestra de abertura intitulada “Perspectivas para a Educação Física no Século XXI” com o professor Dr. José Luís Simões, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na sexta-feira (02), haverá minicursos, apresentação de trabalhos em pôster e comunicação oral; à noite acontece a palestra “Musculação e Facetas Articulares”, com o professor Ms. Dennis Abdala, da UFRPE.

No sábado (03), seguem na programação os minicursos e será vivenciada, ainda, a mesa-redonda “Educação Física no interior de Pernambuco: realidade e possibilidades”, ministrada pela professora Ms. Samantha Lopes Sousa, da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), e pelo professor mestrando Denis Foster, da UFPE. O congresso será encerrado às 15h30min.

O Sesc é parceiro direto na realização do evento, que tem, ainda, o patrocínio de Stúdio C, Água Mineral Serra Branca, Pollos Fardamentos, Gráfica Tyoflan e Hit Academia.

Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação