I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é realizada em Garanhuns

publicado: 19/08/2015 12h55,
última modificação: 19/08/2015 12h55

O objetivo da conferência foi discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi realizada ontem (18), em Garanhuns. O momento, que aconteceu no Chalé Recepções II, teve o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero. A conferência, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, teve como tema principal “Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Nenhum Passo Atrás”.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, esteve presente na ocasião e falou sobre a relevância da conferência. “Esse momento não é somente uma reunião, mas um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo e onde precisamos chegar. A nossa política de gênero é nova no Brasil. Ainda temos muitos  desafios pela frente. E o que nós queremos com isso é construir uma cidade melhor de se viver, onde as mulheres vivam bem e com confiança. Estamos na busca pela construção de um mundo cada vez melhor”, afirmou Silvia.

Após a solenidade de abertura do evento, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, que precedeu a realização da palestra com o tema: “O Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Avanços e Desafios”, ministrada pela secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho e a gerente-geral de Relações Intersetoriais da Secretaria da Mulher do Recife, Elizabeth Severien. Diante do tema apresentado, foi destinado um tempo para debates sobre as questões apresentadas na palestra.

A temática central foi discutida, em grupos, a partir dos seguintes eixos: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; e Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Em seguida, foi escolhido um articulador de cada grupo de discussão, a fim de apresentar as propostas para aprovação na plenária

Após a discussão, que teve como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, e o exercício da cidadania feminina em Garanhuns, foi realizada a plenária final para referendar as deliberações aprovadas em cada um dos eixos e a votação nas propostas, momento seguido pela eleição dos delegados.

Para a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, discussões pertinentes foram levantadas durante o evento. “As políticas públicas estão sendo discutidas em conferências no Brasil todo. Esse momento de discussões tão relevantes foi muito importante, pois daqui nós vamos levar algumas propostas para a conferência estadual  e, posteriormente, para a nacional. Então foi um momento muito válido, pois essas discussões vão fomentar novas políticas públicas, fortalecer as que nós já temos, e dessa grande discussão, nós vamos tirar a nossa pauta de trabalho, para que Garanhuns possa avançar exatamente nesse enfrentamento à violência contra a mulher, dentre outras melhorias”, afirmou a titular da pasta.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico