Hotéis lotados e injeção na economia conferem sucesso ao Natal Luz de Garanhuns

publicado: 24/01/2017 08h58,
última modificação: 25/01/2017 09h02

Evento realizado entre novembro de 2016 e janeiro de 2017 superou projeções econômicas e já se consolida como um dos destinos dos turistas que chegam a Pernambuco nesta época do ano

por EDMÉA UBIRAJARA

As Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns divulgaram esta semana o balanço da quarta edição do Natal Luz. As expectativas para o comércio foram superadas e os meios de hospedagem chegaram a registrar lotação máxima. O evento que foi planejado por meses e realizado de 11 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017 teve como tema principal nesta edição “A Magia do Natal”.

Realizado há quatro anos, o Natal Luz de Garanhuns vestiu a cidade com o tema natalino através de peças produzidas por cerca de 50 artesãos em diversos pontos da cidade, coordenados pela Secretaria de Turismo, a administradora Michelle Régis e a primeira-dama Socorro Régis. As luzes e a decoração começavam do principal pórtico de entrada, passando pela Praça Tavares Correia (Relógio de Flores) e Praça Souto Filho (Fonte Luminosa), chegando à Avenida Santo Antônio, no centro da cidade.  Este foi exatamente o local onde foi montada a casa do Papai Noel aberta para visitação. As extensas filas repletas de famílias inteiras se repetiram por todos os dias, sem limites de idade para sonhar com esse encontro e fazendo do local um dos principais atrativos de quem prestigiou o evento na Suíça Pernambucana.

Foram dois polos fixos, sendo eles o Palco Prefeitura, instalado em frente ao prédio do Palácio Celso Galvão; e o Infantil Fonte Luminosa, novidade desta edição, situado na Praça Souto Filho. Todos os fins de semana ainda ocorreram os “Desfiles de Papai Noel” – este registrando recorde de público e lotando a avenida Santo Antônio –  e a ação itinerante “Natal Luz nos Bairros” que levou 40 apresentações culturais para 10 áreas da cidade e os três distritos municipais – São Pedro, Iratama e Miracica – além do Quilombo Estivas.

Os cantores Altemar Dutra Júnior, Adilson Ramos e os arcoverdenses da Orquestra Super Oara estiveram entre os nomes da programação do Natal Luz 2016. Uma das mais badaladas apresentações foi a do projeto Natal Sanfonado, formado por mais de 20 artistas, estando na cidade 12 desses músicos: Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e Benil. Eles fizeram um show com elementos da cultura sertaneja, propagando as raízes nordestinas.

Tanto esforço para a execução, resultou em uma movimentação econômica superior à expectativa. Em levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi registrado um aumento de vendas de 7% a 10% em empreendimentos do setor de vestuário; nos bares e restaurantes também foi constatado um crescimento – ainda mais significativo – marcando de 10% a 12% de evolução, embora em seus depoimentos pessoais, muitos donos de estabelecimentos de gastronomia arriscaram falar em cerca de 100% de evolução. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionários em campo a 44 empreendimentos dos setores de serviços, como hotéis e restaurantes da cidade. Eles foram questionados a respeito dos aspectos diretos do evento e também sobre o impacto econômico do evento que pode ser aferido por cada empreendimento. A taxa de ocupação aumentou durante o período do evento, chegando a 100% nos fins de semana, onde os próprios hotéis tiveram que articular entre si, para que os turistas não ficassem sem hospedagem. O faturamento da rede alimentícia foi 42% em média, mas chegando a triplicar aos sábados e domingos. Os representantes das duas associações que comercializaram no evento, a Associação da Feira do Parque e a Associação de Feira e Arte também participaram do levantamento e afirmaram que todos os comerciantes ambulantes de alimentos e bebidas conseguiram aumentar o faturamento e o evento foi muito importante para possibilitar maior visibilidade dos produtos e principalmente da Feira do Parque que é realizada mensalmente durante todo o ano. Para efetivar o balanço econômico do evento foi realizada uma análise da arrecadação dos impostos sobre serviços, foi percebido que houveram três picos durante todo o ano de 2016, que foram nos meses de julho, novembro e dezembro, podendo correlacionar com dois eventos de grande porte realizado pelo Governo Municipal, o FIG com arrecadação superior a R$ 1.175 mi e o Natal Luz com valores maiores que R$ 2.120 mi injetados nos cofres públicos.

Os números são refletidos em depoimentos. A gerente de um restaurante self service localizado no centro da cidade, Jucineide da Silva, comenta que foi um dos melhores ‘natais’ que já houve em Garanhuns nos últimos tempos. “Atraiu muitos turistas. O movimento foi 100% maior de quinta a domingo, durante todo o dia”, declarou. Rafaela Teixeira de Moraes, uma das proprietárias de uma lanchonete bem conceituada a nível local, é ainda mais enfática ao falar que o número de clientes dobrou em relação ao período anterior. “Um dos fatores positivos foi ter começado ainda em novembro, o que nos deu mais tempo de comercializar. Recebemos muitos turistas vindos de Maceió, Recife, Caruaru e toda essa região próxima. Lembro que estávamos sem saber como pagar o décimo terceiro salário dos funcionários e graças ao Natal Luz conseguimos.   Como minha mãe disse, por ela era Natal o ano todinho”, relatou.

Sob o ponto de vista da Secretaria de Turismo e Cultura, as informações também são positivas. A ocupação nos meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, atingiu, em alguns estabelecimentos, 100% de ocupação nos finais de semana. Wellington Frasão, gerente do setor de reservas de um hotel da cidade, afirmou ter se surpreendido com os resultados. “A gente já esperava um incremento, mas as expectativas foram superadas. O movimento no Natal Luz foi melhor do que na época do Festival de Inverno”, atestou.

A cidade recebeu, no período do Natal Luz, turistas vindos de diversos estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Alagoas, São Paulo e Paraíba. No que se refere a Pernambuco, os visitantes foram provenientes de municípios do Litoral ao Sertão do Estado, entre eles Recife, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Goiana, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Bonito, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. “Trabalhamos no Natal de Garanhuns há quatro anos e em cada edição aperfeiçoamos mais desde o planejamento até a execução. A expectativa, que já era bem positiva, foi superada pelo alcance que o evento conquistou em pouco tempo de realização. Somos uma das poucas cidades do interior que investe na festa natalina e observam,os resultados crescentes ao longo dos anos”, destacou a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.
DCIM100MEDIADJI_0007.JPG Hotéis lotados e injeção na economia conferem sucesso ao Natal Luz de Garanhuns

Fotos: Arquivo – Secom/PMG
Data: 24/01/2017
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109