GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio AMSTT Guarda Municipal celebra Dia Nacional das Guardas Municipais com balanço positivo

AMSTT

Guarda Municipal celebra Dia Nacional das Guardas Municipais com balanço positivo

Em 2013, inúmeras conquistas marcam o trabalho dos guardas no município A Guarda Municipal de Garanhuns comemora nesta quinta-feira (10), o Dia Nacional das Guardas Municipais com um balanço positivo da atuação da instituição em Garanhuns. Criada por meio da...

Em 2013, inúmeras conquistas marcam o trabalho dos guardas no município

A Guarda Municipal de Garanhuns comemora nesta quinta-feira (10), o Dia Nacional das Guardas Municipais com um balanço positivo da atuação da instituição em Garanhuns. Criada por meio da Lei Municipal nº 344/56, a guarda do município foi a primeira do Brasil que teve eleição direta, entre os seus integrantes, para assumir o comando, que ocorreu no final do ano de 2012. A data de 10 de outubro foi escolhida para se comemorar a existência das corporações durante o 3º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado em Curitiba, em 1992, fazendo uma referência ao ano de 1831, quando, efetivamente, foi nomeado o termo “Guardas Municipais”.

Atualmente, os guardas de Garanhuns atuam em 26 postos de serviços. Entre eles, escolas municipais, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, praça do Relógio das Flores, Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Vander Linden, Centro de Zoonozes, Secretarias Municipais e Palácio Celso Galvão. Desenvolvendo um trabalho preventivo ao patrimônio público e educativo ao patrimônio humano, os eventos comemorativos do calendário, como Festival de Jazz, Festival de Inverno e Festival da Jovem Guarda, recebem a segurança reforçada da equipe.

Para o comandante da instituição, Adilson Sulene, a satisfação em ver resultados em menos de 1 ano é enorme. “Cada vez mais estamos presentes nas atividades de prevenção e enfrentamento à violência. O nosso trabalho é baseado com responsabilidade e comprometimento”, destaca.

De acordo com a presidente da AMTT, Ana Rossini, o comando da guarda tem sido atuante e parceiro nas iniciativas em prol da população. “Nosso comandante é uma pessoa capacitada e bem atuante, já participou de diversos seminários e audiências públicas com temáticas voltadas para a segurança pública. Parabenizo a todos os guardas pela dia de hoje. Sem dúvidas, eles são de fundamental importância na construção da cidadania”, reforça Ana.

Foram cedidos 23 guardas municipais para atuação como Agentes de Autoridade de Trânsito na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), os quais participaram do Curso de Formação de Agente de Autoridade de Trânsito. Eles passaram a atuar na fiscalização e educação do trânsito da cidade. A prática melhorou a fluidez e o ordenamento nas principais vias. Por meio da AMTT e da Secretaria de Educação, puderam participar, também, como multiplicadores de educação para o trânsito e prevenção nos projetos desenvolvidos nas escolas.

O prefeito Izaías Régis instituiu a criação do Estatuto, Regimento Disciplinar da Guarda Municipal e o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) – que foi sancionado em 18 de julho deste ano, que incluiu a implantação da gratificação do Risco de Vida, correspondente a 30% do salário-base, a garantia da continuidade de eleição do comandante da Guarda Municipal, pelos seus integrantes, bem como, a previsão do aumento do efetivo. “Sem dúvidas isso é reflexo do excelente desempenho deles. É mais um orgulho para Garanhuns. Esperamos que as conquistas e o bom trabalho continue”, diz o gestor.

Dia histórico – Garanhuns recebeu, em 17 de maio de 2013, o I Seminário de Fortalecimento da Atuação das Guardas Municipais e a I Marcha Azul Marinho de Pernambuco, realizados pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Garanhuns (Sindguardas) e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns (Sinsemug), apoiados pela prefeitura. O evento teve a presença de 39 municípios de Pernambuco e de outras regiões do país. Na oportunidade, foi possível a integração dos profissionais e a socialização da Política de Segurança Pública com a inserção das guardas nesse contexto.

O presidente do Sindguardas, Cícero Santana, elencou as três maiores conquistas para a categoria e contou que haverá festejo. “Temos o direito da categoria eleger seu Comandante, a criação do Estatuto, do Regimento Disciplinar e do PCCV. Nossa comemoração ao dia de hoje será dia 25 deste mês”, conta.


Texto: Cloves Teodorico com colaboração dos servidores da AMTT
Fotos: Arquivo Secom
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico – (87) 9600.8965
Secom/PMG

Redimensionar Fonte
Contraste