GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio FIG 2017 Grande participação popular marca abertura do 27° FIG

FIG 2017

Grande participação popular marca abertura do 27° FIG

Teatro Luiz Souto Dourado recebeu show da cantora Isadora Melo que reuniu centenas de garanhuenses e turistas por AQUILLES SOARES 20 de julho de 2017 Teve início oficialmente, nesta quinta-feira (20), a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns...

Publicado em

Teatro Luiz Souto Dourado recebeu show da cantora Isadora Melo que reuniu centenas de garanhuenses e turistas

por AQUILLES SOARES

20 de julho de 2017

Teve início oficialmente, nesta quinta-feira (20), a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento multicultural dos mais tradicionais em todo país. A abertura foi realizada no Teatro Luiz Souto Dourado, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, espaço que recentemente foi recuperado pelo Governo Municipal de Garanhuns. O momento contou com a presença de autoridades e também foi prestigiado por turistas e garanhuenses, apresentando logo na primeira oportunidade a pluralidade cultural que é característica do Festival. Este ano, o FIG homenageia o cantor e compositor cearense Belchior, falecido no mês de abril. Além do escritor Ariano Suassuna, que agora dá nome ao Palco da Cultura Popular, em alusão ao seu 90° aniversário. Já a Praça da Palavra vai lembrar o centenário de Hermilo Borba Filho, também adotando o nome do escritor e jornalista.

Dando início à solenidade subiram ao palco do teatro o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; a presidente da Fundarpe, Marcia Souto; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão e o deputado estadual Valdemar Borges (PCdoB). Em seu pronunciamento, o gestor municipal ressaltou a importância da participação de artistas de Garanhuns dentro da programação. “Desejo que todos sejam bem-vindos a este grande evento. Costumo dizer que este é um dos grandes festivais multiculturais da América Latina. Aqui tem cultura para todos os gostos, somada a tradição e a história do que há de melhor em Garanhuns. Tenho muito orgulho dos artistas daqui que vão se apresentar, que também são responsáveis pela grandeza do evento; em conjunto com os grandes nomes da cultura popular brasileira que recebemos”, afirmou Izaías Régis.

Logo após, uma nova homenagem aconteceu com a entrega da placa do FIG aos filhos do cantor cearense, Camila e Mikael Belchior. O início do grande circuito de shows musicais foi com a apresentação da cantora pernambucana Isadora Melo, que lançou em 2014 seu primeiro disco, intitulado “Vestuário”. Além de canções autorais, a artista teve as participações de Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha, com homenagens ao cearense, como na canção “Galos, noites e quintais”. Outras participações foram o músico Juliano Holanda; o bandolinista Rafael Marques; o baixista Rogê Victor; o acordeonista garanhuense Julio Cesar e um dos instrumentistas mais reverenciados da música brasileira, o violoncelista e arranjador carioca Jaques Morelenbaum.

O gerente do Instituto Nacional do Seguro Social em Garanhuns, Francisco Alencar esteve acompanhado da esposa Analice Alencar e afirmou ser um espectador assíduo do evento. “Há 17 anos a gente sempre gera uma expectativa sobre as atrações que vêm. E esse Festival para mim é um dos melhores, já que a programação está muito cultural. São talentos que precisam dessa integração que acontece aqui”, declarou.

O mesmo teatro onde ocorreu o show torna-se também, a partir do próximo domingo (23), o espaço destinado às artes cênicas do evento, recebendo grupos de todo o país em uma programação diversificada.

Mestre Dominguinhos – Já os shows do Palco Principal do FIG têm início nesta sexta-feira (21), na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 20h com show da cantora Amanda Back. Em seguida, às 21h, tem show de Mundo Livre S/A. Às 22h30 é a vez do cantor Geraldo Azevedo e encerrando a programação da noite, às 00h, haverá um tributo a Belchior, com a participação de Ednardo, Angela Ro Ro, Lira, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, Isaar, Fernando Catatau, Juvenil Silva, Renata Arruda e Gabi da Pele Preta.

Fotos: Camila Queiroz – Secom/PMG

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (2)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (3)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (4)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (5)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (7)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (8)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (9)

FIG_Abertura_Camila Queiroz_200717 (1)

Redimensionar Fonte
Contraste