Governo Municipal auxilia produtores na ‘bata de feijão’

da GABRIELA RAMOS
com EDMÉA UBIRAJARA
05 de setembro de 2017

Tradicionalmente realizada neste período do ano, a chamada ‘bata de feijão’ está sendo facilitada em Garanhuns diante do auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A pasta disponibiliza o maquinário necessário para facilitar a atividade na qual o agricultor retira os grãos do feijão de sua vagem. A Prefeitura dispõe de duas máquinas que juntas têm alta produtividade, chegando a bater cerca de 150 sacos por dia. “Os agricultores plantam o roçado de feijão, colhem, estocam e quando estão secos, aptos para bater, as máquinas da Prefeitura vão. Tirando esse custo do produtor. É de extrema importância para a população rural”, explicou o secretário da pasta, João Paulo Sobral.

O secretário ressalta que o agricultor pode economizar de R$ 4 a R$ 5 por saco batido, valor cobrado por fornecedores privados desse serviço, o que beneficia principalmente os pequenos produtores. O primeiro local contemplado foi o Riacho da Espera e o cronograma ainda prevê Cachoeirinha, Lagoa do Jenipapo, Sítio Paulista, Distrito de São Pedro, Sítio Furnas e Papa Terra. Os interessados devem ir até às Associações de cada comunidade para que sejam inclusos na programação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida na sede da Secretaria, no Centro Administrativo II, ou através do telefone: (87) 3762-7085.

WhatsApp Image 2017-09-05 at 10.32.53 WhatsApp Image 2017-09-05 at 10.32.47

Fotos: Cedidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente