Gonzaga de Garanhuns é, oficialmente, Patrimônio Vivo de Pernambuco

publicado: 02/08/2018 18h34,
última modificação: 02/08/2018 18h34

Mestre de Reisado foi eleito ao lado de outros cinco embaixadores da Cultura

02 de agosto de 2018

O mestre de reisado Luiz Gonzaga de Lima está entre os vencedores do XIII Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ao todo, são seis novos patrimônios vivos titulados no mês de agosto. Além da titulação, os vencedores irão receber uma bolsa vitalícia e terão prioridade na análise de projetos por eles apresentados ao Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco. O resultado oficial foi divulgado no mês passado, durante a realização da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Seu Gonzaga, como é reconhecido, promove a cultura do Reisado há mais de 60 anos, quando aos 13 teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural de Garanhuns. Além de participar do movimento popular, ele também é escritor e cordelista. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. Atualmente, Gonzaga possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos (América), França (Europa) e Japão (Ásia) e faz parte da organização de cinco grupos de reisado, dois deles formados por idosos, um por adolescentes e outro infantil, que já se apresentaram em eventos como o Festival de Inverno e A Magia do Natal.

Completando 75 anos de vida na próxima quarta-feira (08), o ícone cultural garanhuense afirma que recebeu a notícia com emoção. Para ele, o título é o reconhecimento de dezenas de anos dedicados ao reisado. “Eu tinha ido trabalhar, depois fui encontrar uns amigos para conversar, quando meu telefone então tocou, e aí era a Fundarpe me comunicando oficialmente. De início eu não acreditei, cheguei a chorar de emoção. Depois também cantei de tanta alegria. Estou com uma felicidade imensa mesmo, foi o maior presente que eu poderia ter”, conta.

Outros patrimônios vivos — Além de Gonzaga de Garanhuns (reisado), foram eleitos Mestre Zé de Bibi (cavalo marinho), Cavalo-Marinho Estrela de Ouro (cavalo marinho), Cristina Andrade (ciranda, pastoril, urso), Banda Musical Saboeira (banda filarmônica) e Casa de Xambá (organização religiosa). De acordo com a Fundarpe/Secult, com os novos eleitos, o Estado conta agora com 57 titulados. Ainda segundo o órgão, a titulação será entregue no dia 17 deste mês, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, durante a 11ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Texto: Cloves Teodorico e Daniela Batista — Secom/PMG
Foto: Fer Veríssimo — Secult/PE Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109