GJF abre edição 2026 com duelo de guitarras e sofisticação vocal

publicado: 17/02/2026 14h52,
última modificação: 19/02/2026 17h53

Neste sábado (14), o Garanhuns Jazz Festival (GJF) abriu sua edição de 2026, na “Cidade das Flores”, reunindo grandes nomes da cena local e nacional para uma noite gratuita de shows na Praça Mestre Dominguinhos. No primeiro dia da programação, o ápice da noite foi  o duelo inédito entre dois grandes guitarristas: o músico Gui Schwab (RJ), vencedor do Grammy Latino pela banda Suricato, e a lenda Pepeu Gomes (BA), já considerado um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria world music, e eleito, em 2012, como um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão. 

“Esse duelo representa um grande encontro de gerações de mestres da guitarra. Uma combinação inédita que tem tudo para eletrizar o público do começo ao fim”, diz Giovanni Papaléo, que assina a produção do festival ao lado de Jackson Rocha Jr.

Antes do grande duelo, quem abriu a programação da noite foi o talento pernambucano do grupo Nosso Jazz, que apresentou no GJF um repertório focado em clássicos do jazz, da bossa nova e em releituras de sucessos da música popular brasileira (MPB).

Na mesma noite, quem também subiu ao palco do festival foi a cantora e compositora paulista Izzy Gordon, conhecida por sua sofisticação vocal que transita entre o jazz e a MPB. Nascida e criada em um ambiente musical, Izzy é filha do músico Dave Gordon, um destaque do jazz mundial, e sobrinha da cantora e compositora Dolores Duran, cravada no hall da MPB.

Nos intervalos, a Móbile Jazz Band, de Garanhuns, manteve o clima festivo. Os shows começaram às 19h e seguiram até as 23h, em estrutura coberta preparada para receber o público com conforto.

O Festival – Criado em 2008 e retomado em 2023 pelo prefeito Sivaldo Albino, GJF chega à edição 2026 consolidado como patrimônio cultural e econômico de Garanhuns,  reafirmando seu papel como refúgio cultural no Carnaval pernambucano para quem busca boa música e tranquilidade. O GJF é uma realização da Prefeitura de Garanhuns através da Secretaria de Cultura, com produção artística de Giovanni Papaléo e Jackson Rocha Jr. 

Mais informações: @garanhunsjazzfestival 

Fotos: Vinícius Vilela (PMG)