publicado: 18/03/2015 14h31,
última modificação: 18/03/2015 15h24

Município também vai ser representado com uma
apresentação de um grupo de reisado

Garanhuns participará, entre os dias 23 e 25 de março, do II Congresso Pernambucano de Municípios, que será realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Tendo como tema principal “Práticas Inovadoras de Gestão Municipal”, o evento, que acontece anualmente, tem o objetivo de reunir gestores públicos municipais e pessoas interessadas direta e indiretamente no avanço da administração pública municipalista de Pernambuco. De 76 práticas inscritas, com um total de 45 municípios participantes, Garanhuns está entre as 12 práticas selecionadas.

Neste ano, o congresso visa identificar e disseminar práticas bem sucedidas de gestores que estejam contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços públicos, beneficiando, assim, a qualidade de vida e da cidadania da população. No congresso, os municípios terão a oportunidade de mostrar as ideias inovadoras que estão fazendo a diferença nas gestões. No município de Garanhuns, o projeto selecionado, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tem como título “Fortalecimento de práticas leitoras”.

O projeto que será apresentado pela Secretaria de Educação de Garanhuns é o plano de ação elaborado para o ano de 2014, que deu ênfase à leitura como uma prática cotidiana e prazerosa. O objetivo da secretaria é desenvolver projetos, realizar parcerias e atividades que motivem os estudantes e a comunidade local a despertar ou resgatar o prazer pela leitura, tornando-a uma prática diária. Entre os objetivos do projeto estão a expansão da reflexão sobre o universo da leitura, a reflexão sobre a importância da leitura para a formação humana, estímulo nas escolas à prática da leitura e atualização profissional dos professores da rede municipal de ensino.

Temas como “O Cenário Econômico Brasileiro e a Gestão Municipal”, “Financiamento e Gestão da Educação Básica” são alguns dos temas que serão discutidos no evento, por ministros e autoridades ligadas aos temas. Na ocasião, serão promovidas oficinas com assuntos de interesse dos municípios e população em geral. Também farão parte da programação do evento, diversas apresentações culturais. A Secretaria de Cultura de Garanhuns levará o reisado “Garanhuns Cultural”, que tem como mestre Gonzaga de Garanhuns. A apresentação desse reisado acontecerá às 17h do dia 24.
Garanhuns vai apresentar projeto de gestão no II Congresso Pernambucano de Municípios2

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico