Garanhuns recebe encontro para elaboração do Plano Decenal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

publicado: 09/08/2016 14h32,
última modificação: 09/08/2016 14h32

O momento foi idealizado pela Escola de Conselhos
da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

por RUTHE SANTANA
com CLOVES TEODORICO

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realizou encontro, nesta terça-feira (09), na Casa dos Conselhos. Desta vez, o momento teve como objetivo a elaboração do plano decenal dos direitos das crianças e adolescentes do Estado. O momento também está sendo promovido por outros conselhos do Brasil. Em Garanhuns, o momento foi realizado pela Escola de Conselhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O professor que está conduzindo o encontro acredita que esse é um momento único para o Estado. “Pela primeira vez o estado de Pernambuco elabora um plano decenal, então é importante porque é um planejamento para longo prazo, porque ele estabelece ações mais de Estado e não só de Governo, e ele vai perpassar três governos estaduais, então ele tem essa perspectiva de mais longo prazo, o que é importante para consolidar política pública, e a partir daí ele vai ajudar os municípios na elaboração de seus planos municipais. Isso fortalece e nos dá mais expectativas de uma política mais estruturada para a criança e ao adolescente do município”, afirma André Araripe.

O encontro discutiu estratégias, metas e ações para serem executadas durante 10 anos, em Pernambuco. Hoje, especificamente, os temas abordados foram o orçamento e o financiamento das políticas públicas para crianças e adolescentes, explanando para os conselheiros como os recursos são aplicados nessas políticas.  “Para nós é uma honra poder estar compondo esse plano decenal. É de fundamental relevância para Garanhuns e para os outros municípios de Pernambuco. Estamos fazendo nossa parte enquanto elaboração de políticas públicas e enquanto sociedade civil organizada”, comentou a presidente do Comdica de Garanhuns, Aparecida Nascimento.

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 09/08/2016